Acessibilidade / Reportar erro

ESTADO DA ARTE SOBRE EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (2003-2014): HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS NEGROS(AS)

ESTADO DEL ARTE EN EDUCACIÓN Y RELACIONES ÉTNICO-RACIALES (2003-2014): HISTORIA DE LA EDUCACIÓN DE NIÑOS Y JÓVENES NEGROS

STATE OF THE ART ON EDUCATION AND ETHNIC-RACIAL RELATIONS (2003-2014): HISTORY OF THE EDUCATION OF BLACK CHILDREN AND YOUTH

ETAT DE L'ART SUR L'ÉDUCATION ET LES RELATIONS ENTRE ETHNIES ET RACES (2003-2014): HISTORIQUE DE L'ÉDUCATION DES ENFANTS ET DES JEUNES NOIRS

Resumo

A Categoria “História da Educação da População Negra” da pesquisa “Educação e Relações Étnico-Raciais: o Estado da Arte” (2018) abrangeu a análise de 35 teses e dissertações. Neste artigo serão examinados os pormenores das 17 pesquisas agrupadas na subcategoria “Educação de crianças e jovens negros(as)”. Observou-se que a temática da História da Educação da População Negra é uma área em construção, mas em expansão, apesar da necessidade de um número maior de pesquisas.

Palavras-chave:
história da educação da população negra; história da educação; história e cultura africana e afro-brasileira.

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com