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LUIS CONTIER COMO CATALISADOR DE REDES: CLASSES EXPERIMENTAIS E RENOVAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO EM SÃO PAULO NAS DÉCADAS DE 1950 E 1960

LUIS CONTIER COMO CATALIZADOR DE REDES: CLASSES EXPERIMENTAIS Y RENOVACIÓN DE LA EDUCACIÓN SECUNDARIA EN EL ESTADO DE SAN PABLO EN LAS DÉCADAS DE 1950 Y 1960

LUIS CONTIER AS A CATALYST OF NETWORKS: CLASSES EXPERIMENTAIS AND RENEWAL OF SECONDARY EDUCATION IN SÃO PAULO IN THE 1950S AND 1960S

LUIS CONTIER COMME CATALYSEUR DE RÉSEAUX : CLASSES EXPERIMENTAIS ET RENOUVELLEMENT DE L'ENSEIGNEMENT SECONDAIRE À SÃO PAULO DANS LES ANNÉES 1950 ET 1960.

Resumo

Nos debates educacionais ocorridos após o fim da ditadura Vargas, ganha relevo a temática do Ensino Secundário, visto como essencial para articular o processo de escolarização com o desempenho de ofícios, tarefas ou papéis sociais. Neste sentido, o presente artigo visa, a partir de noções como redes de sociabilidade e capital social, situar a figura do educador Luis Contier como um intelectual da educação que contribuiu, de forma pioneira, para a renovação do ensino público secundário no estado de São Paulo nesse espaço-tempo, via projeto das Classes Secundárias Experimentais. Para tanto, será dada ênfase à sua dimensão intelectual, elucidando as redes e instituições das quais participou, a partir da análise de fontes documentais de seu acervo pessoal.

Palavras-chave:
intelectuais; ensino secundário; classes experimentais; renovação pedagógica

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