Acessibilidade / Reportar erro

A PROCURA DE UMA NOVA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO FINAL DO PERÍODO FRANCOÍSTA: A ABORDAGEM INTERNACIONAL DA REVISTA VIDA ESCOLAR (1958-1963)

Resumo

Este artigo estuda o modelo de formação de professores que foi tentado no final da Espanha francoísta através da revista Vida Escolar na sua primeira fase. Uma das principais instituições espanholas encarregadas de desenvolver a nova perspectiva foi o Centro de Documentação e Orientação Didáctica de Enseñanza Primaria (CEDODEP) através da referida revista. Este modelo foi inspirado pelas perspectivas positivistas e experimentais que tinham sido generalizadas no contexto internacional desde o primeiro terço do século XX. O papel central desempenhado pelos actores locais na canalização das perspectivas globais indicadas é salientado. As conclusões argumentam que é importante analisar elementos contextuais locais a fim de compreender como se processam os processos de transferência educacional global.

Palavras-chave:
transferência de educação; formação de professores; tardofranquismo; CEDODEP; vida escolar

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com