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Educação e modernização em Minas Gerais: propostas reformistas na ação conservadora (1926-1930)

Education and modernization in Minas Gerais: reform proposals conservative in action (1926-1930)

La educación y la modernización en Minas: propuestas de reforma conservadora en acción (1926-1930)

Éducation et la modernisation en Minas: propositions de reforme conservateur en action (1926-1930)

Dentre as mudanças que marcaram a modernização do Brasil, a educação ocupou lugar central na dimensão intelectual e política do processo modernizante. Nesse sentido, este texto busca problematizar as relações entre educação e modernidade, sobretudo sua condição de índice de modernização em Minas Gerais na primeira metade do século 20. Para tanto, especulamos o discurso dos idealizadores da Reforma Educacional Francisco Campos a fim de reconhecer traços do ideário modernizante e progressista e vínculos com os interesses da elite oligárquica então predominante na política mineira. Os procedimentos metodológicos incluíram pesquisa bibliográfica, para a contextualização conceitual e histórica, bem como leitura dos discursos de Antônio Carlos e Francisco Campos.

Reforma Francisco Campos; progresso; oligarquia; moderno


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