Acessibilidade / Reportar erro

Introdução a uma cartografia sociológica: a Revista de Saúde Pública, 1967 a 1977* * O artigo é decorrente da pesquisa que resultou na tese de doutorado Diálogos de fronteira: uma cartografia de revistas do campo da saúde coletiva, defendida por Maurici Tadeu Ferreira dos Santos na Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo em 2014, sob orientação de Mara Helena de Andréa Gomes e coorientação de Cássio Silveira.

Introduction to a social cartography: the journal Revista de Saúde Pública, 1967 to 1977

Resumo

Analisa as dez primeiras edições da Revista de Saúde Pública, publicada pela Universidade de São Paulo, com suporte em metodologia sociocartográfica fundamentada na sociologia do conhecimento de Karl Mannheim. Mapeia artigos e editoriais com vistas à compreensão das transformações no período apresentado. O processo foi marcado por tensões no âmbito do perfil editorial entre o atendimento aos princípios da instituição e as transformações internacionais, requerendo aberturas para temáticas interdisciplinares. Destaca a movimentação das subáreas mostrando predominância de uma epidemiologia em transição pela absorção de novos saberes no contexto de formação do campo da saúde coletiva.

Revista de Saúde Pública; cartografia; periódico científico; sociologia do conhecimento; saúde coletiva

Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz Av. Brasil, 4365, 21040-900 , Tel: +55 (21) 3865-2208/2195/2196 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: hscience@fiocruz.br