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O espelho de Brunelleschi, a janela de Alberti e o 'tubo' de Galileu

O presente ensaio defende que não foi somente um acontecimento artístico o advento da perspectiva linear (c. 1425), quando Filippo Brunelleschi ao pintar um pequeno painel no Batistério Florentino lançou mão das regras geométricas da reflexão em espelho ótico. Esse acontecimento veio a exercer uma profunda e inesperada influência no surgimento da ciência moderna. Com certeza, por volta de 1609, Galileu não teria compreendido o que via quando observava a lua através de seu recém-criado telescópio ótico, então chamado 'tubo de perspectiva', se não fosse sua familiaridade com o desenho em perspectiva. No entanto, a original dependência do espelho que Brunelleschi desenvolveu dois séculos antes não almejava revelar uma realidade 'científica' objetiva, mas sim reforçar a realidade espiritual cristã. Em 1435-36, Leon Battista Alberti, ao codificar a perspectiva de Brunelleschi em seu famoso "Tratado de pintura", substituiu o espelho de Brunelleschi por uma janela gradeada, assim redirecionando o propósito da arte da perspectiva, cujo intuito era não mais a revelação da ordem divina refletida na terra, mas sim de uma realidade física, mais secular, vista diretamente em sua relação com a ordem moral humana.

perspectiva linear; arte do Renascimento; ciência moderna


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