Acessibilidade / Reportar erro

Rumo aos estudos críticos da deficiência: engajando perspectivas teóricas latino-americanas sobre a Síndrome Congênita do Zika

Resumo

A infecção pelo vírus Zika durante a gravidez pode causar deficiência. No entanto, são poucos os estudos que aprofundam uma teorização da deficiência nas pesquisas sobre a Síndrome Congênita do Zika (SCZ). Percebe-se que os estudos existentes são em grande parte de natureza exploratória e descritiva e carecem de uma análise mais profunda, em particular sobre a construção social da deficiência e da identidade do cuidador. A resistência dos cuidadores às narrativas biomédicas sobre deficiência é aparente no caso da SCZ e merece maior atenção. Além disso, nos poucos textos que apresentam um maior debate teórico, há um diálogo limitado com as perspectivas teóricas latino-americanas. Compreender, por exemplo, que a deficiência é construída através de uma “ideologia da normalidade” pode ajudar a entender as reações dos pais ao diagnóstico de SCZ. Também analiso como a localização social e a temporalidade compartilhada nas relações de cuidado moldam a identidade do cuidador. Neste texto, conjugam-se estes dois elementos para alcançar uma compreensão mais completa de como os cuidadores e as pessoas de quem cuidam desenvolvem uma corporificação compartilhada. Uma análise reunindo os estudos críticos da deficiência da América Latina com outras perspectivas teóricas críticas pode avançar nas teorizações da deficiência e das experiências dos cuidadores em seus contextos sociais, políticos, econômicos e históricos.

Palavras-chave:
identidade; pais; cuidador; deficiência

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS UFRGS - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43321, sala 205-B, 91509-900 - Porto Alegre - RS - Brasil, Telefone (51) 3308-7165, Fax: +55 51 3308-6638 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: horizontes@ufrgs.br