Acessibilidade / Reportar erro

Práticas e sentidos da aprendizagem na prostituição* * As primeiras versões deste texto foram apresentadas na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, em maio de 2014, em encontro com a professora Jean Lave (UC Berkeley) e com o grupo “Aprendizagem e Cultura”, coordenado pela professora Ana Gomes, e o grupo coordenado pelos professores Francisco Antunes Lima e Rodrigo Ribeiro, do Departamento de Engenharia de Produção, e no GT23 da 37ª Reunião Nacional da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). O artigo conta assim com comentários e sugestões dos(as) participantes, bem como de uma segunda leitura de Jean Lave.

Practices and meanings of the apprenticeship of sex work

Resumo

Este artigo analisa a aprendizagem da prostituição, olhando para a iniciação na atividade e para o desenvolvimento de habilidades, a partir de uma abordagem desenvolvida por Jean Lave, em torno da aprendizagem de práticas sociais. A retomada dos dados de uma pesquisa anterior e uma volta a campo na zona boêmia de Belo Horizonte sob o enfoque da aprendizagem situada permitiu novas leituras e trouxe novas contribuições: evidenciou a interação das novatas com o ambiente de maneira a adequar suas práticas, bem com a importância das histórias contadas entre as prostitutas na aprendizagem do modo de trabalhar, falar, portar-se como uma profissional e lidar com os clientes. Pensar as continuidades e diferenças nos modos de agir das prostitutas e as conexões entre os diversos contextos em que elas transitam apontou também as transformações sócio-históricas da própria prática da prostituição na zona boêmia.

Palavras-chave
aprendizagem; práticas sociais; prostituição; valores sociais

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS UFRGS - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43321, sala 205-B, 91509-900 - Porto Alegre - RS - Brasil, Telefone (51) 3308-7165, Fax: +55 51 3308-6638 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: horizontes@ufrgs.br