Acessibilidade / Reportar erro

“Soldado é superior ao tempo”: da ordem militar à experiência do corpo como locus de resistência* * Uma versão deste trabalho foi apresentada no GT Antropologia do Corpo e da Medicina, durante a 21a Reunião da Associação Brasileira de Antropologia – ABA, realizada em Vitória – ES, em abril de 1998. O trabalho de campo foi financiado pela Wenner-Gren Foundation for Anthropological Research – (Grant – N° 5969). Estou imensamente grata a todas as pessoas e trabalhadores de instituições envolvidas no Desastre Radiológico de Goiânia que partilharam comigo lembranças, arquivos e experiências diárias. Estas reflexões não teriam sido viáveis sem esta ajuda. Com a intenção de preservar a privacidade das pessoas entrevistadas e mencionadas neste texto, fiz opção pelo uso de iniciais dos nomes verdadeiros e, em alguns casos, pelo uso de pseudônimo.

Resumo

Em 1997, dez anos após o Desastre Radiológico de Goiânia, um grupo de policiais militares (PM’s) que trabalharam nas áreas contaminadas pelo césio-137 reivindicam como causa de seus distúrbios físicos e psicológicos o contato que tiveram com a radiação em 1987. Este trabalho, através das representações construídas sobre a noção de corpo contaminado e das experiências cotidianas vividas por PM’s em confronto com autoridades governamentais, militares, médicas e parlamentares, analisa a emergência do conceito de doença de radiação e a construção da noção de resistência em situação de desastre. Indo além do pressuposto foucaultiano de que a biomedicina articula formas de poder e controle sobre os corpos, suas percepções e tratamentos, eu discuto como as experiências de resistência destes policiais, através do uso simbólico do corpo, engendram novas formas de conceptualização do “corpo político”.

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS UFRGS - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43321, sala 205-B, 91509-900 - Porto Alegre - RS - Brasil, Telefone (51) 3308-7165, Fax: +55 51 3308-6638 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: horizontes@ufrgs.br