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Desempenho dos supermercados de Santa Catarina: uma análise de pequenas e médias unidades

Resumo:

O setor varejista de supermercados é de grande importância na geração de empregos e captação de mudanças no comportamento dos consumidores. Mudanças tecnológicas e mercadológicas ocorridas recentemente no setor aumentam a necessidade do aprimoramento de técnicas para a mensuração do desempenho individual das redes e a construção de parâmetros de comparação relativa entre as unidades. O objetivo deste artigo é analisar a eficiência de uma amostra de 31 supermercados de pequeno porte da região oeste de Santa Catarina. O método utilizado para a avaliação da eficiência foi a análise envoltória de dados (DEA), com as variáveis: faturamento, número de funcionários, área de vendas e o número de checkout’s, nos anos de 2014 e 2015. Os resultados encontrados apontaram para um baixo percentual de unidades em máxima eficiência de escala e técnica para os dois períodos analisados. Outra ponto relevante é a identificação das variáveis que apresentaram desajustes para o alcance da eficiência máxima das unidades (área de vendas e número de funcionários), sugerindo a existência de capacidade ociosa de estrutura.

Palavras-chave:
Análise envoltória de dados; Eficiência; Supermercados

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