Acessibilidade / Reportar erro

Fatores críticos da gestão pedagógica que influenciam na evasão em cursos superiores de educação a distância: um estudo de caso

Resumo:

A sociedade vive atualmente um progresso científico, técnico e social que exige renovação constante com cada vez mais qualidade no ensino superior. A educação a distância (EAD) permite o surgimento de novas formas de aprendizagem. A EAD utiliza as novas tecnologias e a Internet para elevar o nível de educação da população, criar uma qualificação profissional superior e formar especialistas em diversas áreas do conhecimento. Apesar das facilidades e tecnologias existentes, a EAD apresenta índices de evasão que giram em torno de vinte e cinco porcento. A partir deste dado fica a seguinte questão: Quais são os fatores críticos associados à gestão pedagógica que influenciam na gestão da evasão escolar em cursos superiores na EAD? Para responder a essa pergunta estabeleceu-se como objetivo da pesquisa a determinação os fatores críticos de gestão pedagógica, que têm impacto na evasão em cursos de graduação na EAD. A pesquisa aconteceu em uma Instituição de Ensino Superior do norte de Santa Catarina. Foi desenvolvido um método para identificação de fatores e variáveis que podem causar a evasão. Estes dados foram confrontados com a literatura, levando em consideração os principais autores que lidam com o tema. A ferramenta escolhida para a análise dos resultados foi a correlação estatística. Entre os fatores críticos relacionados à gestão pedagógica, é possível mencionar a adaptação à educação à distância, o apoio e o feedback como questões fundamentais para reduzir a evasão.

Palavras-chave:
Ensino a Distância; Evasão escolar; Gestão Pedagógica

Universidade Federal de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção , Caixa Postal 676 , 13.565-905 São Carlos SP Brazil, Tel.: +55 16 3351 8471 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: gp@dep.ufscar.br