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Instrumentos para avaliar a experiência do paciente em hospitais: uma revisão de escopo

Resumo:

A experiência do paciente (EP) tem sido associada à percepção dos pacientes em relação aos serviços de cuidado, à cultura organizacional e às interações vivenciadas pelos pacientes. Este artigo tem o objetivo de caracterizar o processo de mensuração da EP adulto em hospitais gerais. Para tanto, uma revisão de escopo (Scoping Review), em uma amostra de 51 artigos empíricos que tratam da avaliação da EP, foi realizada. Os resultados evidenciam a predominância dos métodos quantitativos para a mensuração da EP. Entre os instrumentos usados para avaliar a EP, o HCAHPS é o mais utilizado. Foram identificados os atributos e as dimensões (variáveis independentes) considerados na mensuração da EP. Neste caso, os aspectos relacionais entre os pacientes e os profissionais de saúde têm recebido grande atenção na EP. Medidas, como experiência do paciente, satisfação, qualidade e lealdade, têm sido usadas como resultados (variáveis dependentes) da EP. O artigo auxilia na compreensão da operacionalização e mensuração da EP ao apontar os principais instrumentos de avaliação, os atributos, as dimensões e os resultados que vêm sendo considerados na EP, o que pode ser útil para os pesquisadores e gestores de hospitais interessados em avaliar e em identificar discrepâncias nos serviços de saúde prestados.

Palavras-chave:
Experiência do paciente; Mensuração; Hospital; Revisão de escopo

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