Acessibilidade / Reportar erro

Utilização da tecnologia em Educação a Distância na formação de engenheiros de produção da Universidade Federal de Itajubá: uma avaliação educacional

Use of distance learning technology to train production engineers at the Federal University of Itajubá: an Educational Assessment

O objetivo deste artigo é analisar dados obtidos em uma instituição de ensino superior, a Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, e teve como foco a avaliação da utilização da Educação a Distância (EaD) na formação dos engenheiros de Produção, já que experienciada na universidade. Evidencia aspectos como a quebra de paradigmas pela instituição, o interesse e a disponibilidade dos professores a esta modalidade de ensino e a opinião dos alunos quanto ao processo ensino-aprendizagem. No final da avaliação dos dados, compreendeu-se a necessidade de fomentar a reflexão sobre os resultados encontrados. Assim, a pesquisa buscou nova observação e investigação em uma instituição de ensino superior com estrutura e funcionamento de cursos a distância já consolidada. A princípio, havia o interesse em se fazer uma comparação entre as duas instituições de ensino, mas a avaliação dos dados obtidos sugeriu a efetividade da EaD quanto ao processo ensino-aprendizagem.

Avaliação educacional; Educação a Distância; Ensino de engenharia de produção; Processo ensino-aprendizagem


Universidade Federal de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção , Caixa Postal 676 , 13.565-905 São Carlos SP Brazil, Tel.: +55 16 3351 8471 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: gp@dep.ufscar.br