Acessibilidade / Reportar erro

Terceirização e desenvolvimento de fornecedores: processo de desenvolvimento de capacidades na indústria brasileira de vestuário esportivo

Resumo

A terceirização permite reações rápidas às flutuações do mercado e possibilita que as empresas se concentrem em seus negócios principais. Essa estratégia é usada, atualmente, na indústria brasileira de vestuário. Este artigo analisa a interação entre grandes clientes (algumas empresas multinacionais) e fornecedores brasileiros na indústria de vestuário esportivo, a fim de verificar como essas relações podem contribuir para o desenvolvimento de capacidades dos fornecedores. Múltiplos estudos de casos foram realizados. Os resultados indicaram que os relacionamentos colaborativos de longo prazo são benéficos para as empresas e que os clientes influenciam significativamente o desenvolvimento dos fornecedores da fábrica de costura com quem trabalham.

Palavras-chave:
Terceirização; Gestão da Cadeia de Suprimentos; Parcerias; Indústria brasileira de vestuário

Universidade Federal de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção , Caixa Postal 676 , 13.565-905 São Carlos SP Brazil, Tel.: +55 16 3351 8471 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: gp@dep.ufscar.br