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Intermediação e inovação financeiras: ligando agentes internacionais e investidores locais

Resumo

O propósito desse artigo é analisar o mercado de intermediação financeira praticada por Agentes Autônomos de Investimentos (AAIs) e identificar ligações entre grandes gestoras de ativos internacionais e investidores de regiões do interior do país. A pesquisa se vincula aos estudos de sociologia econômica e das finanças que tratam sobre a financeirização, processo em que grupos financeiros têm organizado as economias e explorado inovações como os Exchange Traded Funds – ETFs, contribuído para expansão de empréstimos de ativos e de programas de recompra de ações, com implicações para as empresas e as sociedades. Trata-se de um estudo exploratório que combina perspectiva histórica, análise documental, análise de conteúdo e estudo de casos. Foram realizadas entrevistas com representantes de empresas AAIs e da Associação Brasileira de Agentes Autônomos de Investimentos – ABAAI. Em municípios do interior, os AAIs procuram atingir elites locais, os clientes “private” de bancos tradicionais, expandindo a oferta de serviços financeiros em plataformas digitais. Com a proposta de oferecer Educação Financeira aos clientes, os AAIs difundem a cultura financeira dominante e inovações como os ETFs. Profissionais e escritórios de AAIs nos municípios do interior complementam os recursos necessários às empresas de AAIs e corretoras parceiras para acessar esses mercados.

Palavras-chave:
Assessoria financeira; Educação financeira; Corretoras de valores; Financeirização; Sociologia economica

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