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Avaliando o impacto do design no estabelecimento de serviços digitais

Resumo

Este artigo discute como o design vem alterando a lógica organizacional das empresas. Se anteriormente o design tinha como objetivo principal “empacotar” tecnologias de forma a estabelecer diferenciais em produtos e serviços e reduzir seu custo de produção, atualmente, com a popularização dos serviços digitais, o design expande seu escopo e passa a identificar necessidades funcionais e emocionais dos usuários, capazes de resultar em experiências de uso diferenciadas, que serão materializadas em produtos e serviços que incorporam as tecnologias da organização. Esta transformação evidencia uma nova estratégia organizacional, na qual o design assume posição de maior relevância no estabelecimento de modelos de negócios inovadores, viabilizados a partir da criação de novas experiências para os usuários. Porém, um ponto ainda não desenvolvido na literatura diz respeito a como as empresas vem se reestruturando de forma a enfrentar e se beneficiar com essa transição. Este artigo analisa como organizações brasileiras, de diferentes portes e segmentos, redefiniram seus modelos de gestão de forma a incorporar o design enquanto catalizador dessa mudança. O referencial obtido consolida as proposições principais do design enquanto direcionar das mudanças nas organizações nos níveis operacional, tático e estratégico.

Palavras-chave:
Estratégia de design; Gestão do design; Mudança organizacional; Design thinking; Experiência do usuário; Gestão ágil de projeto


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