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Os efeitos da aprendizagem e inovatividade organizacional sobre o desempenho organizacional no setor de prestação de serviços

Resumo

Este estudo objetivou avaliar o relacionamento entre orientação para a aprendizagem, inovatividade organizacional e desempenho organizacional nos meios de hospedagem de Santa Catarina. Os procedimentos metodológicos utilizados para obter respostas aos objetivos que orientaram este estudo seguiram as etapas do método survey, com características de um estudo de natureza descritiva. Para avaliação da relação entre os construtos, utilizou-se a técnica de modelagem de equações estruturais com uma amostra final 162 gestores de meios de hospedagens catarinenses. Como principais resultados obteve-se que: (1) a orientação para aprendizagem exerce uma influência positiva e direta sobre a inovatividade organizacional; (2) a inovatividade organizacional não influencia significativamente o desempenho organizacional; (3) a orientação para aprendizagem não possui relacionamento positivo com o desempenho organizacional. Verifica-se assim que a gestão de meios de hospedagem deve ter uma abordagem proativa frente à condução dos seus recursos humanos, a fim de conscientizar os funcionários para ações que melhorem a aprendizagem organizacional e a inovatividade, para que assim possam impactar positivamente no desempenho organizacional.

Palavras-chave:
Orientação para aprendizagem; Inovatividade organizacional; Desempenho organizacional; Meios de hospedagem


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