Resumo:
Com o afastamento social devido à pandemia, muitos países sofreram transformações drásticas em várias esferas. Na educação, as aulas presenciais foram transformadas em ensino à distância. No entanto, esta súbita mudança causou vários problemas a estudantes e professores. Dados estes acontecimentos, o objetivo deste artigo era propor ações excepcionais para melhorar a transição das aulas presenciais para as aulas virtuais. Para tal, foram identificados na literatura os elementos que tiveram um impacto positivo e negativo na educação na pandemia de Covid-19. Estes elementos foram então agrupados em quatro estratégias, sendo estas: redesenho de práticas pedagógicas, apoio psicológico e social, infraestrutura tecnológica no ensino virtual, e gestão escolar para lidar com o cenário pandêmico. Foi utilizado o método do estudo de casos múltiplos, investigando cinco escolas técnicas localizadas no estado de São Paulo (Brasil). Com isto, foi possível propor 10 ações excepcionais que visavam a transição das aulas presenciais para as aulas virtuais. A principal novidade deste artigo foi a proposição de ações para motivar a comunidade escolar contra os impactos da pandemia, construindo memória nos seus agentes, tornando-os mais preparados para acontecimentos inesperados.
Palavras-chave:
Ensino a distância; Pandemia; Distanciamento social; Gestão escolar; Estratégias