Acessibilidade / Reportar erro

A inserção do espaço geográfico de Milton Santos na matriz althusseriana de interpretação da totalidade social: uma estrutura como as outras?

Resumo

O presente artigo pretende investigar algumas das aproximações teóricas possíveis entre proposições de Santos sobre o espaço geográfico e o esquema interpretativo althusseriano. Principalmente, a discussão gira em torno da seguinte questão: até onde se poderia chegar empreendendo uma leitura de certas proposições de Milton Santos pelas lentes do marxismo estrutural? Chega-se à conclusão de que, como suporte necessário à historicização das estruturas sociais, o espaço assume importância ímpar para a análise da realidade: sua consideração sugere um encaminhamento da contradição entre história e estrutura, permitindo contemplar a diacronia e a contradição presentes em cada formação socioespacial. Destarte, assim como a análise do lastro althusseriano de certas elaborações de Milton Santos ajuda a iluminar certos pontos de sua obra, também a obra de Santos pode contribuir largamente com as teorizações do marxismo estrutural, ressaltando papel do espaço na construção de um arcabouço analítico capaz de desvendar as determinações do presente.

Palavras-chave:
espaço geográfico; estrutura social; Milton Santos

Universidade de São Paulo Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária, São Paulo , SP - Brasil. Cep: 05339-970, Tels: 3091-3769 / 3091-0297 / 3091-0296 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistageousp@usp.br