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Implicações territoriais entre as diferentes categorias de unidades de conservação da natureza no Brasil e as concepções político-pedagógicas da educação ambiental

Resumo

As unidades de conservação da natureza (UC) são territórios instituídos pelo Estado brasileiro. Envolvem relações de poder relativas ao controle dos recursos naturais. A educação ambiental (EA) é posta como uma estratégia de interlocução com os agentes envolvidos na territorialização das UC. Na perspectiva de um campo social, a EA apresenta três macrotendências político-pedagógicas: crítica, conservacionista e pragmática. Foram investigadas 254 UC federais, com o objetivo de verificar como os modelos de regulação dos territórios de UC constituem as territorialidades da EA. Constatou-se que, apesar de haver uma diretriz institucional única, as UC do grupo de proteção integral se inclinam à concepção político-pedagógica conservacionista, ao passo que as UC do grupo de uso sustentável tendem à concepção político-pedagógica crítica. Isso significa que diferentes formas de territorialização das UC são propensas a determinadas concepções político-pedagógicas de EA, independentemente da diretriz institucional.

Palavras-chave:
Educação ambiental; Macrotendência político-pedagógica; Unidades de conservação da natureza; Territorialidades

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