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SOLD OUT: Ticketmaster, performance algorítmica e a venda de ingressos de preço dinâmico1 1 Versão preliminar deste trabalho foi apresentada durante o VII Comúsica. Embora não tenha sido publicado em anais do evento, agradeço o retorno de colegas no GT 04 – Mercados, Tecnologia e Música. Agradeço também as leituras atentas e contribuições de Will Straw, Jeder Janotti Jr e Loïc Riom, além dos pareceristas da Galáxia.

“SOLD OUT”: Ticketmaster, algorithmic performance, and dynamic ticket sales

Resumo

O presente artigo tem como objetivo lançar um olhar sobre a mediação algorítmica na precificação dinâmica de ingressos para shows e concertos ao vivo. Com base na implementação dos chamados Platinum Tickets por parte da Ticketmaster, líder mundial no segmento, e nas recentes controvérsias com a abertura de venda para shows da turnê de Bruce Springsteen, busca-se entender: 1) o algoritmo como um dispositivo de mercado (MUNIESA, 2007; MUNIESA, MILLO, CALLON, 2007); 2) o cálculo de preço dinâmico como uma operação performativa (CALLON, MUNIESA, 2005); 3) como a agência algorítmica articula uma tentativa da empresa de projetar uma neutralidade e objetividade nos processos de precificação (GILLESPIE, 2014; GUERRA, D’ANDRÉA, 2021); 4) como esse processo aponta para a inter-relação entre datificação e financeirização em um contexto neoliberal e de capitalismo de dados (GROHMANN, 2020), contribuindo para um crescente classismo do entretenimento ao vivo.

Palavras-chave
plataformas digitais; performance algorítmica; Ticketmaster; preço dinâmico; shows

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