Acessibilidade / Reportar erro

Análise de fotos de guerra e impactos emocionais decorrentes em termos da atenção visual1 1 Relatos de aspectos parciais dessa pesquisa foram publicados nos Anais do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2020 e em “Discursos fotográficos” (jan./21). Parte desses relatos foi retrabalhada e incorporada no presente texto.

Analysis of war photos and resulting emotional impacts in terms of visual attention

Resumo

O artigo se insere nos estudos sobre “Fórmulas da Emoção na Fotografia de Guerra”, que buscam identificar elementos causadores de impacto emocional nas imagens de conflito contemporâneas. No presente estudo, usamos de forma complementar três experimentos pragmáticos para explorar as reações dos observadores às imagens de conflito: ferramenta de reconhecimento de emoções por expressão facial; questionários de pesquisa quantitativa; e mecanismo de identificação do movimento ocular (Eye Tracking). Entre os resultados apresentados, destaca-se a curva crescente de engajamento durante todo o período de apresentação da sequência de imagens, sugerindo a possibilidade de que as imagens criem alguma forma de necessidade. O resultado do estudo com Eye Tracking mostrou que o rosto das pessoas retratadas é sempre o foco primordial de atenção.

Palavras-chave
fotografia de conflito; reconhecimento facial; emoções; Aby Warburg; vício; Eye Tracking

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com