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Tremendão e Erasmo Carlos: entre o indivíduo e a celebridade1 1 Este texto foi originalmente apresentado na Intercom, em sua 43ª edição, realizada em 2020.

Tremendão and Erasmo Carlos: between the individual and the celebrity

Resumo

O ano de 1965 marca o início da Jovem Guarda, fenômeno midiático que visava construir uma cultura juvenil ao redor da música. Com canções sobre carrões e namoros, fez de jovens artistas celebridades; objetos de culto e modelos de reconhecimento, identificação e conduta. Ao estudar a emergência do Tremendão, alterego de Erasmo Carlos, o texto analisa empiricamente a construção das celebridades; processo que não se esgota em esquemas industriais de produção, mas antes reconstitui e reembala trajetórias de vida singulares para criar um efeito de autenticidade. Apoiado em registros de época — reportagens, canções, capas de disco, fotografias —, bem como entrevistas e biografias, o texto visa problematizar a relação entre o individual e o estrutural, e entre o singular e o massivo.

Palavras-chave
música popular; celebridade; trajetória; juventude; Jovem Guarda

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