Acessibilidade / Reportar erro

A construção discursiva do futuro do trabalho: análise crítica de white papers e relatórios prospectivos1 1 Versão revista e ampliada de artigo apresentado no XXXII Congreso Internacional ALAS PERÚ 2019, realizado de 1 a 6 de dezembro de 2019, na cidade de Lima, Perú. O presente trabalho foi realizado com apoio do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Brasil (processo no. 303434/2019-8); e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo no. 2019/14365-7.

The discursive construction of the future of work: critical analysis of white papers and prospective reports

Resumo

Este artigo aborda o futuro do trabalho como fenômeno comu- nicacional, por meio de sua análise como construção discursiva. Elegemos como objeto dois relatórios, dois documentos prospectivos: um assinado pelo World Economic Forum — talvez o maior porta-voz do capitalismo global — e outro da corporação Dell Technologies, expoente da economia digital mundial. Buscamos identificar de que forma esses discursos sobre o futuro do trabalho mobilizam códigos hegemônicos do neoliberalismo, compreendido como lógica social. Essa lógica pressupõe a produção de sujeitos, por meio de competências, perfis, como capital humano a ser gerido com eficácia. A metodologia é baseada na noção de discurso social de Angenot — que propõe a análise do espírito do tempo em sua disseminação nos discursos de dado contexto histórico e social.

Palavras-chave
Trabalho; cultura empreendedora; comunicação; discurso social; futuro

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com