Acessibilidade / Reportar erro

Entre arte, filosofia do design e design filosófico-hermenêutico

RESUMO

Em um primeiro momento, relacionar filosofia e design não parece algo muito comum, mas há vários elementos que possibilitam desenvolver tal hipótese para além do contexto da filosofia da técnica. Neste artigo, o objetivo principal é explorar alguns aspectos do design no mundo e no Brasil, enfatizando o quanto suas bases dialogam com princípios da hermenêutica filosófica de Gadamer. Para tal, na primeira seção, desenvolvo uma análise bibliográfica da história do design, expondo suas raízes na arte e na arquitetura, assim como a passagem do design afirmativo à filosofia do design. Na segunda seção, abordo alguns estudos sobre design e filosofia no intuito de sustentar a formação do design crítico-especulativo a partir da arte contemporânea para, posteriormente, tratar da hipótese principal do estudo, isto é, de que há um ganho muito interessante ao relacionar estudos da hermenêutica gadameriana no que chamo de design filosófico-hermenêutico, que permite pensar a história, identidade e pré-conceitos ontológicos do design e expandir horizontes da hermenêutica filosófica.

Palavras-chave:
filosofia do design; design filosófico-hermenêutico; Hans-Georg Gadamer; design ontológico; história do design

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - Rio Grande do Sul / Brasil , cep: 93022-750 , +55 (51) 3591-1122 - São Leopoldo - RS - Brazil
E-mail: deniscs@unisinos.br