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Fractal: Revista de Psicologia, Volume: 20, Número: 1, Publicado: 2008
  • Editorial

    Moraes, Marcia; Nascimento, Maria Lívia do
  • Da Revista do Departamento de Psicologia à Fractal: Revista de Psicologia

    Passos, Eduardo
  • Revista do Departamento de Psicologia - UFF: 20 anos

    Baptista, Luis Antônio
  • Entrevista com Regina Benevides: 20 anos da Revista do Departamento de Psicologia - UFF

    Moraes, Marcia; Nascimento, Maria Lívia do
  • Apresentação do vol. 1, n. 1 da Revista do Departamento de Psicologia - UFF, 1989

    Barros, Regina D. B. de
  • Externality and materiality as themes in the history of the human sciences

    Sinding-Larsen, Henrik

    Resumo em Inglês:

    This article presents and discusses some attempts to overcome the "Cartesian" dualism of "mind versus matter" and "interior versus exterior", in particular the attempts of anthropologist Tim Ingold in his book "The Perception of the Environment" (2000). Central to Ingold's argument is a shift in focus from structure to process (temporality), from design to growth, from the organism in a context to organism and environment as co-evolutionary and co-constitutive entities. Ingold builds on ecological thinking (Bateson and Gibson) and phenomenology (Merleau-Ponty and Heidegger). This article characterises Ingold's position as a neo-romantic reaction to the "linguistic turn" in the human sciences and the "genetic turn" in biology and compares his position to historical romanticism.
  • Implicação, sobreimplicação e implicação profissional

    Monceau, Gilles

    Resumo em Português:

    O artigo busca discutir um dos conceitos básicos da Análise Institucional, a implicação. Para tanto, traz também outros conceitos que dela derivam e/ou modulam: sobreimplicação e implicação profissional. Trazendo exemplos presentes em diferentes espaços, na escola, na universidade, no hospital analisa a tendência da "universitarização" das profissões, onde os profissionais são convocados a trabalhar suas dificuldades práticas pelo discurso, ao modo do fazer universitário, como se a análise discursiva da prática permitisse fazer evoluir a própria prática.

    Resumo em Inglês:

    This article debates one of the basic concepts of Institutional Analysis: implication. For that purpose, brings two other concepts that stem from it: over implication and professional implication. Both rather important for the implications analyses process. Pointing out that implication analyses is a collective work, the text board the devices that those analyses can construct. Bringing examples of different spaces, in the school, in the university, in the hospital, it is analysed the tendency to give a universitarian form to the professions, when professionals are called to work their practical difficulties, doing it through the discourse, as used in the universities, as if the discursive analyses of the practice allowed the evolution of their practice.
  • Reflexões sobre fatos e fe(i)tiches no estudo das religiões

    Vieiralves-Castro, Ricardo; Araújo, Maria Clara Rebel

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo teórico sobre o pensamento do cientista humano B. Latour e sua crítica à visão moderna sobre as religiões. Procuramos aqui discutir o conceito de simetria relacionado ao estudo das experiências religiosas, abordando especificamente a doutrina do Santo Daime, religião brasileira que utiliza um chá psicoativo em seus rituais. Relacionamos Latour às pesquisas sobre estados alterados de consciência do psiquiatra S. Grof. A busca de um olhar simétrico no estudo desta religião tem como objetivo a busca de novas maneiras de realizar pesquisas no âmbito da Psicologia Social, onde desenvolvemos uma dissertação sobre aspectos psicossociais da doutrina.

    Resumo em Inglês:

    This is about a theoretical study on the thought of the human scientist B. Latour and his critic to the modern point of view on religions. We seek to discuss the symmetry concept related to the study of religious experiences; the subject being, specifically, the doctrine of "Santo Daime", Brazilian religion which uses a psychoactive tea in its rituals. We relate Latour to the research on alternate states of conscience by the psychiatrist S. Grof. The search for a symmetrical look on this religion's study means to find new ways on realizing researches regarding Social Psychology, where we develop an essay on the psychosocial aspects of the doctrine.
  • "Lobo mau": analisador da transversalidade entre organização do trabalho & saúde mental?

    Merhy-Silva, Fabiana Nunes

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo elucidar a construção do analisador "Lobo-Mau" - expressão utilizada por alguns autores para indicar a atuação da Psicologia-nas-organizações quando atua contra a saúde-mental-dos-trabalhadores, em favor da produtividade-organizacional. Partindo de nossas implicações com as instituições Saúde-do-Trabalhador, Análise-Institucional e Psicodinâmica-do-Trabalho, tomamos a idéia de "Lobo-Mau" como um analisador da transversalidade entre Organização-do-Trabalho e Saúde-Mental. Tal analisador permitiu-nos colocar em dia nossas implicações-institucionais com a Análise-Institucional e a Psicodinâmica-do-Trabalho; colocando-se como contra-ponto às abordagens hegemônicas em Saúde-do-Trabalhador e suas formulações-prescritas que têm servido à uma maior exploração da saúde mental do(s) trabalhador(es).

    Resumo em Inglês:

    This work has to objective elucidate the construction of analyst-"Lobo Mau" in psychology. Starting from ours implications with the institutions worker's-health, institutional-analysis and psychodynamic-of-work, we can obtain the idea of "Lobo-Mau" - utilized for some authors to describe the psychology in the organizations - with an analyst-of-transverse between work-organization and mental-health. The construction and elucidation of analyst-"Lobo-Mau", ours allowed put up date ours institutional-implication with the institutional-analysis and the psychodynamic-of-work. A such analyst put in for (submit) on the other hand a dominant approach in worker's-health and yours formulations that has been used to one a bigger exploration of worker's-mental-health.
  • A escrita de um corpo sem órgãos

    Resende, Catarina

    Resumo em Português:

    A partir da leitura dos estudos de Foucault sobre o cuidado de si e de Deleuze e Guattari sobre o corpo sem órgãos (CsO), tivemos o objetivo de traçar as possíveis aproximações entre a escrita de si e o diário de CsO. Esse exercício de escrita de si constitui um exercício de constituição de corpos que além de um voltar-se sobre si, oferece um cuidado de si para cuidar dos outros. Concebemos o diário de CsO enquanto uma prática de si que oferece um movimento etopoiético na direção de uma dimensão ética e estética, mas também política da vida.

    Resumo em Inglês:

    Beginning from the reading of the Foucault studies on the self care and of Deleuze and Guattari on the body without organs, we had for purpose to trace the possible approximations between the self writing and the body without organs diary. This exercise of self writing is an exercise of constitution of bodies that, besides turning back over oneself, provides a self care in order to care for the others. We conceived the body without organs diary as an ethopoietic movement towards an ethical and esthetic dimension, but also political of life.
  • "Meninas": vidas em devir nos circuitos de vulnerabilidade social

    Cordeiro, Denise; Costa, Eduardo Antônio de Pontes

    Resumo em Português:

    Neste artigo pretendemos discutir, a partir do filme Meninas, de Sandra Werneck, as trajetórias de vida e de trabalho de jovens pobres no Rio de Janeiro, nos circuitos de vulnerabilidade social. As aproximações do olhar cinematográfico vão expressar um "tempo comum", presente no referido documentário, que se materializa em nossas pesquisas: gravidez precoce, violência, desemprego, baixa escolaridade, pouca qualificação e inserção no tráfico de drogas, por exemplo. Nesses circuitos de vulnerabilidade, perguntamos como é possível ampliar a potência de vida dos jovens, que não perdem a possibilidade de escrever sua própria história. É nessa direção que caminha o presente estudo.

    Resumo em Inglês:

    In this article we intend to discuss, based on Sandra Werneck's film Meninas, the life and work trajectories of poor young girls in Rio de Janeiro, in the circuits of social vulnerability. The film, by enabling an updating of the researcher's place to think about the youth condition in the present time, provides a "magical" analytical tool. The cinematographic look approaches express a "common time", present in said documentary, which materializes in our research. In these contexts, we ask how is it possible to expand life potency of youngsters who do not lose the possibility of writing their own history.
  • A violência na vida cotidiana de famílias albergadas: seus sofrimentos e conformação social

    Caniato, Angela Maria Pires; Abeche, Regina Perez Christopholli; Bastian, Silvia Aparecida Horvath

    Resumo em Português:

    A pesquisa que originou este texto é um dos desdobramentos do Projeto de Pesquisa-Intervenção "Phenix: a ousadia do renascimento da subjetividade cidadã"(PHENIX) que se atualiza com populações pauperizadas da periferia de Maringá. Levantamos a História de Vida das famílias albergadas no Núcleo Social Papa João XXIII, acompanhando suas trajetórias de vida nas imigrações contínuas pela busca de trabalho. Este artigo é uma das teorizações dos dados dessa pesquisa-intervenção que teve a história de vida como principal procedimento. Ela complementa a compreensão de muitos adolescentes que delas são originários e com os quais interagimos semanalmente no CESOMAR (Centro Social Marista). Desvelamos a história de inserção psicossocial desses indivíduos tendo como embasamento teórico a Psicanálise sob a perspectiva da psicopolítica de Theodor Adorno. Constatamos o cotidiano de violência e sofrimento que atravessa a vida dessas famílias na luta pela sobrevivência e a maneira como suportam a tutela e o controle de instituições assistencialistas.

    Resumo em Inglês:

    Current text refers to the Research Intervention Project "Phoenix: daring in the rebirth of subjectivity and citizenship" involving pauperized populations living in the outskirts of Maringá PR Brazil. A survey on the history of the lives of family hosteled at the Pope John XXIII Social Nucleus is provided and the life trajectory of their continuous migrations in search of jobs has been followed. Essay deals with theorizing on data of current research foregrounded on their life histories. Research supplements the understanding of several teenagers hailing from these families and who are attended weekly by our group at the Marista Social Center (CESOMAR). Analysis of the history of the individuals' psychosocial insertion is based on Psychoanalysis within the perspective of Adorno's psychopolitics. The daily violence and sufferings in the life of the families have been investigated in their struggle for survival and the meaning of tutelage and control of assistance institutions has been evaluated.
  • Sofrimento de Sávio: estigma de ser doente mental em Fortaleza

    Araújo, Taís Castelo Branco Crisóstomo de; Moreira, Virginia; Cavalcante Júnior, Francisco Silva

    Resumo em Português:

    Este artigo descreve um estudo de caso etnográfico realizado com Sávio, 20 anos, diagnosticado com transtorno somatoforme na Psiquiatria de um hospital público de Fortaleza. Durante o ano de 2005, foram realizadas visitas semanais ao seu bairro, com o objetivo de compreender a experiência vivida do estigma no seu cotidiano. A lente fenomenológica "mundana" atuou na leitura de seu mundo vivido/lebenswelt. O conteúdo foi compreendido na perspectiva da Antropologia da Experiência; a etnografia foi o método de pesquisa. Os resultados mostraram que o estigma está presente no bairro e nas relações cotidianas de Sávio. O auto-estigma foi a marca mais relevante geradora de sofrimento psíquico.

    Resumo em Inglês:

    This work describes an ethnographic case study with Sávio, 20-year-old, diagnosed with somatoform disorder at the Psychiatry of a public hospital in Fortaleza. During 2005, weekly visits were done in Sávio's community, aiming at the comprehension of the lived experience of stigma in his daily world, using the Merleau-Ponty's phenomenology on the reading of his lived world/lebenswelt. The content was understood under the Anthropology of Experience; Ethnography was the research method used. The results showed that the stigma is present in Sávio's community and daily relations. The auto-stigma was observed as the most relevant sign as generating of psychic suffering.
  • A saúde mental e a subjetividade-cidadã

    França, Antonio Carlos de Souza Leão Galvão

    Resumo em Português:

    A questão da subjetividade, no campo da Saúde Mental voltada para a inclusão social, é indissociável da consideração da cidadania da clientela atendida. O autor busca analisar a concepção de uma subjetividade-cidadã a partir de sua experiência de formação profissional, da participação de usuário de serviço em debate sobre a capacitação profissional em Saúde Mental e de considerações de outros autores relacionados ao tema. Ressalta-se a importância da permanente articulação entre teoria e prática na consolidação dessa perspectiva, pois a ressocialização demanda que a efetiva legitimação da fala de usuários, familiares e técnicos aconteça no cotidiano dos serviços, concomitantemente à construção de canais de interlocução com a sociedade.

    Resumo em Inglês:

    Subjectivity, in terms of a practice in Mental Health services oriented towards the resocialization, cannot be considered apart from the consideration of the citizenship of those who are being treated. The author tries to analise this articulation of subjectivity and citizenship from his professional formation, the participation of a patient in a public event and considerations of other authors related to this area. The need of permanent articulation between theory and practice is emphasized, since the process of resocialization demands that true legitimation of patients', relatives' and workers' speeches happen everyday, along with the construction of channels of communication with the general society.
  • Paradigma preventivo e lógica identitária nas abordagens sobre o Hip Hop

    Silva, Rodrigo Lages e; Silva, Rosane Neves da

    Resumo em Português:

    Este artigo faz uma revisão das pesquisas acadêmicas sobre o Hip Hop, apontando a preponderância do conceito de identidade nas referidas teorizações. Neste sentido, pretende-se contextualizar a ascensão do conceito de identidade nas visões sobre o Hip Hop, em direção a sua conjugação com o conceito de cidadania. Tal lógica identitária está intimamente ligada à construção da noção de categorias desviantes. Forjada sob o pano de fundo da urbanização, a lógica identitária é a expressão acadêmica de uma racionalidade a que denominamos de paradigma preventivo, cuja função é antecipar-se a uma eventual potência violenta que os jovens moradores de periferia representariam. Portanto, trata-se de entender a fabricação do subúrbio e da juventude como problema social, analisando, assim, as concepções que dão sustentação aos ideais corretivos e moralizantes que as abordagens sobre o Hip Hop expressam através de uma ênfase nos seus benefícios identitários.

    Resumo em Inglês:

    This article makes a revision of the academic researches about Hip Hop, indicating the emphasis on identity concept in those related theories. We aim to contextualize the growth of identity in the views of Hip Hop, pointing to its combination with citizenship concept. Such identitary logical is narrowly connected with the construction of the desviating categories notion. Forged on the backstage of urbanization, the identirary logical is the academic expression of a rationality which we named preventive paradigm, that intents to anticipate an eventual violent potential of youth living in outskirts. Therefore, this article is about understanding the production of outskirts and youth like a social problem, thus analyzing the conceptions which support the corrective and moral ideals that are expressed in the Hip Hop researches through their emphasis on its identitary benefits.
  • Direito à vida: cidadania e soberania

    Bernardes, Anita Guazzelli; Guareschi, Neuza Maria de Fátima

    Resumo em Português:

    O artigo tem como objetivo analisar a questão do direito à saúde a partir de uma discussão das transformações do discurso da saúde pública para o discurso da saúde coletiva. Essa análise utiliza-se do conceito de público para problematizar o direito à saúde. As metamorfoses do público e sua articulação com a saúde amparam-se na objetivação do público como um dispositivo, conjuntamente com os operadores conceituais de biopoder, verdade e subjetividade. Esta configuração do público é discutida a partir das seguintes linhas: resposta a uma urgência histórica; o tipo de jogo que se estabelece e o conjunto heterogêneo que se conforma.

    Resumo em Inglês:

    this article aims to analyze the configuration of public in the health field, from a discussion about transformations that have allowed for passing from a public health discourse to a collective health discourse. the right to health is taken as the focus of the problematization of these transformations. the metamorphoses of public and their articulation with health have been grounded on the objectification of public as a device, along with conceptual operators of biopower, truth, and subjectivity. the configuration of public is here discussed from the right as response to a historical urgency and the type of game established between public health and collective health.
  • Algumas ressonâncias entre a abordagem enativa e a psicologia histórico-cultural

    Sancovschi, Beatriz; Kastrup, Virgínia

    Resumo em Português:

    O artigo examina as ressonâncias entre a abordagem enativa de F. Varela e a psicologia histórico-cultural de L. S. Vygotski, tomando como foco os mecanismos de construção da cognição. O mecanismo histórico-dialético e o mecanismo autopoiético são comparados quanto à possibilidade de darem conta da inventividade da cognição. A metodologia utilizada tem por base as indicações fornecidas por Y. Clot na coletânea Avec Vygotski. São analisadas as ressonâncias entre os autores, sublinhando seus pontos de afastamento e de proximidade, com destaque para as respectivas contribuições ao entendimento da aprendizagem, envolvendo o questionamento do foco na solução de problemas e do determinismo do meio ambiente.

    Resumo em Inglês:

    The article examines the resonance between F. Varela's enactive approach and the historic-cultural one from L. S. Vygotski focusing on the cognition building mechanisms. The dialectic-historical mechanism and the self-poietic one are compared towards the possibility of comprehending cognition inventivity. The methodology used in this work is based on the indications given by Y. Clot in the anthology Avec Vygotski. The resonance between the authors is analyzed, and the proximity and furthering aspects are highlighted, with special attention given to the respective contributions to the understanding of learning, considering the focus questioning on problem solving and environmental determinism.
  • A percepção corporal no paradigma da mente encarnada

    Arreguy, Marília Etienne

    Resumo em Português:

    Discuto algumas concepções teóricas a respeito da percepção eu-objeto a partir de influências filosóficas, da ciência cognitiva e da psicanálise, visando demonstrar como a oscilação entre a experiência adualista e dualista da relação eu-mundo pode estar associada a diferentes formas de significar a relação com o entorno. Essa experiência cognitiva e afetiva é baseada num know how que define a ética da ação no mundo. Como conciliar a percepção de si e do outro enquanto objetos simultaneamente distintos e contíguos? Que repercussões as diferentes formas de perceber-se no mundo podem trazer para a preservação da vida e do laço social?

    Resumo em Inglês:

    I discuss different theorethical approachs of the perception self-object repporting some phylosophical influences, cognitive sciences and psychoanalysis, to show how an oscillation between adualistic and dualistic experience of the relation self-world could be associated to different forms of meaning the relation to the environment. This cognitive and affective experience is based in a certain know how that defines an ethical action in the world. How to conciliate the perception of self and self related to other as objects simultaneously distincts and contiguos? Which repercutions of these both perceptions could bring to the conservation of live and social bounds?
  • Qualidades psicométricas de um conjunto de 45 testes cognitivos

    Gomes, Cristiano Mauro Assis; Borges, Oto

    Resumo em Português:

    O presente texto relata a análise das qualidades psicométricas de um conjunto de 45 testes cognitivos, avaliando a função dos mesmos como marcadores de fatores cognitivos. Os testes foram traduzidos e adaptados a partir de uma seleção entre os testes do Kit of Factor-Referenced Cognitive Tests do Educational Testing Service. Eles foram aplicados a uma amostra de 160 estudantes do terceiro ano de uma escola brasileira de ensino médio da rede federal de ensino. Foram empregados a análise fatorial exploratória, o método dos eixos principais e a análise paralela por permutação, com critérios rigorosos para a identificação de testes marcadores. Seis tipos de escalas foram identificados: escalas muito boas, escalas adequadas, escalas quase adequadas, escalas fracas, escalas com uma discrepância e escalas inadequadas. Alguns testes e escalas analisados apresentaram características de marcadores. Por outro lado, todos os testes e escalas podem ser considerados adequados, diante dos critérios psicométricos usuais.

    Resumo em Inglês:

    This paper reports the analysis of the test's psychometrical qualities from a set of 45 cognitive tests. The tests had been translated and adapted to Brazilian Portuguese from a selection of the tests of the Kit of Factor-Referenced Cognitive Tests of Educational Testing Service. The tests were applied in a sample of 160 students of the third year of one federal high school. Exploratory Factor Analysis, Principal Axis Factoring and Permutation Parallel Analysis were used in the study of reliability of the extracted factors. Markers tests were identified using rigorous criteria. Six scales were identified using the rigorous criteria of markers tests: very good scales, satisfactory scales, acceptable scales, weak scales, discrepant scales and inadequate scales. The results indicated that some tests and some of the generated scales could be regarded as marker tests of cognitive factors. All tests and scales can be considered adjusted by the usual psychometric criterion.
  • Consistência do Édipo na psicanálise lacaniana: símbolos zero para o desejo

    Sales, Léa Silveira

    Resumo em Português:

    Durante os anos 1950, predomina na obra lacaniana uma releitura da psicanálise feita a partir do estruturalismo que inverte a abordagem da noção de inconsciente, conferindo efetividade a algo que, antes, era desqualificado como noção "inerte e impensável". Nela, ganha relevo uma reinterpretação do Édipo cujos termos são claramente inspirados em Lévi-Strauss. O objetivo do artigo é, nesse sentido, esclarecer a função dos significantes Nome-do-Pai e falo como "símbolos zero" da estrutura que conforma o desejo. Veremos que o fato de essa função ser requerida pelo psicanalista é tributário da forma pela qual o antropólogo descreveu tal tipo de símbolos.

    Resumo em Inglês:

    During the 50's, it prevails in Lacan's work a structuralist interpretation of psychoanalysis which inverts the approaching of the unconscious, assigning effectiveness to something that was formerly disqualified as "inert and unthinkable". In this context, it gains relief a re-reading of the Oedipus complex whose terms are clearly inspired in Lévi-Strauss. The purpose of this paper is to shed some light upon the function fulfilled by the signifiers "Name-of-the-Father" and "phallus" as "zero symbols" of the structure of desire. The way such kind of symbols were described by the anthropologist reveals why this function was requested by the psychoanalyst.
  • A função-autor: examinando o papel do nome do autor na trama discursiva

    Almeida, Leonardo Pinto de

    Resumo em Português:

    A partir das contribuições de Foucault, Brunn e Chartier, analisaremos a emergência da função autor na modernidade. Em relação à história, Foucault mostra como a figura autoral foi inventada por meio de uma trama de acontecimentos que vai da responsabilização do agente discursivo à função de referência do saber. Ele indica as características peculiares ao nome do autor, assinalando que ele tem por função delimitar, classificar e organizar o universo dos discursos. O nome do autor é um dos princípios funcionais que regem nossa relação com o saber e com a literatura em nome de um poder e de uma autoridade.

    Resumo em Inglês:

    From the Foucault, Brunn and Chartier's thoughts, we analyze the emergency of the modern author. In relation to history, Foucault shows as the authorial figure was invented through a tram of events that goes of the responsabilization of the discourse's agent to the function of reference. He indicates the characteristics of the name of the author, designating that it has for function to delimit, to classify and to organize the universe of the discourses. This name is one of the functional principles that conduct our relation with knowing and with literature on behalf of a power and of an authority.
  • Psicanálise e universidade: reflexões sobre uma conjunção ainda possível

    Figueiredo, Ana Cristina

    Resumo em Português:

    O texto aborda a relação entre psicanálise e universidade. Inicia com breve histórico no Rio de Janeiro nos anos 1960 e examina diferentes possibilidades da psicanálise no ensino de graduação e pós-graduação. Na graduação temos um saber "sobre" a psicanálise. É diferente quando envolve um trabalho clínico ou uma elaboração feita por psicanalista nos cursos de mestrado ou doutorado. O argumento é construído a partir dos "quatro discursos" formulados por Lacan e discute a transmissão da psicanálise por meio do ensino. Essa transmissão é de um desejo de saber marcado pela falta, que é o modo de saber que concerne à psicanálise.

    Resumo em Inglês:

    This paper approaches the relation between psychoanalysis and university. It begins with a historical approach in Rio de Janeiro since the 60's and examines the possibilities of psychoanalysis in undergraduate and postgraduate levels. The former only presents knowledge 'about' psychoanalysis. The latter may involve clinical work or a psychoanalyst's working through a master or doctoral thesis. The text presents the 'four discourse' theory formulated by Lacan and discusses the transmission of psychoanalysis through teaching. It puts forward that this transmission is of a 'wish for knowledge' based on its lack which is the core of psychoanalytical approach to knowledge.
  • Gestalt-Terapia e Terapia Sistêmica: o corpo em psicoterapia

    Gurgel, Marília Toscano de Araujo

    Resumo em Português:

    Este trabalho demonstra a contribuição da abordagem corporal da Gestalt-Terapia para a Terapia Familiar Sistêmica. O método utilizado foi a gravação de uma oficina de corpo estruturada em saberes das duas abordagens. A oficina proporcionou, a cada participante, maior qualidade de atenção, presença, contato e criatividade, uma forma mais integrada de construir sua identidade. O entrecruzamento das duas abordagens trouxe às pessoas maior consciência de quem são e como são no "mundo", ajudando-as no processo de assunção da história que contam. A experiência mostrou aos terapeutas as possibilidades que o trabalho corporal oferece como método de apreensão da realidade co-construída.

    Resumo em Inglês:

    This work demonstrates the contribution of the body approach in the Gestalt-Therapy to the Systemic Familiar Therapy. The method used was a tape recorded in a body workshop structured according to the both approaches. The workshop gave the opportunity to each member a more integrated form of constructing their own identity. The intercrossing of both approaches brought to the persons, better awareness of who and how they are in the "world", helping them in the process of assumption of the story they tell. The experience shows to the therapists, the possibilities that the bodywork gives to a comprehensive method of constructed reality.
  • Interação família-criança: possibilidades de negociação na co-construção da escrita

    Munhoz, Silmara C. D.; Maciel, Diva Albuquerque

    Resumo em Português:

    A abordagem sociocultural construtivista destaca a relevância dos processos de negociação presentes nas interações família-criança em contexto de leitura e escrita para a constituição do leitor. Este artigo, parte de um amplo estudo, pretende identificar nas interações família-criança possibilidades de negociação e sua contribuição para a construção do significado do ler e escrever pela criança. O material analisado originou-se de uma situação estruturada realizada com alunos iniciantes do ensino fundamental de uma escola pública do DF e seus familiares. Participaram dos episódios videogravados e selecionados para este trabalho, duas meninas - ambas com sete anos de idade - e suas mães. Uma microanálise dos dados foi realizada, considerando-se os aspectos comunicativos e metacomunicativos das interações entre as díades. Nessas interações observou-se divergências de objetivos que, por sua vez, conduziam a negociações positivas ou a impasses. Este aspecto faz refletir sobre a importância das qualidades das relações humanas para a co-construção da linguagem escrita.

    Resumo em Inglês:

    The sociocultural constructivist approach shows the relevance of the negotiation process lived in interactions child-family in context of reading and writing to constitution of the reader. This paper, part of a wider research, tries to identify in the interactions child-family, possibilities of negotiation and its contribution in the construction the meaning of reading and writing by the children. The analyzed subject was extracted of a situation applied to students of the first year of the elementary level of a public school in DF, and with their relatives. Two girls, both with seven years old, and their mothers, were selected and videotaped for this paper. A microanalysis of the data was made, considering the communicative and metacommunicative aspects of the participants interactions. Conflicts on the goal orientation of dyads were observed. These conflicts promoted positive negotiations or real impasses to joint construction of the written language.
  • O exercício do estudar nos cursinhos destinados aos concursos públicos

    Luz, Leonardo Del Puppo; Silva, Camila Mariani

    Resumo em Português:

    O artigo discute o processo de produção da subjetividade contemporânea elaborado sobre o Estudar em alunos de cursinhos destinados aos concursos públicos. Procura-se discutir as tecnologias de poder, sobretudo na relação saber-poder, engendradas nestes "ambientes educacionais", já que tais construções sobre o Estudar produzem e perpetuam a manifestação de conceitos absolutos e verdadeiros de se pensar o estudo por meio de técnicas e procedimentos de funcionamentos ideais e idealizados. Busca-se problematizar este modelo homogêneo baseado no tecnicismo do estudar e nas falas sobre o verdadeiro visando colocar em análise o estereótipo do "fracasso" atrelado aos alunos vinculados a estes locais.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the contemporary process of production of subjectivity upon the methodic way of students studying in specialized courses for selection processes for public employment. It discusses the technologies of power, especially on the knowledge-power relation, engendered in these "educational environments", inasmuch as these considerations about the studying act perpetuate the manifestation of absolute concepts of thinking the studying act as ideal and idealized techniques and actions. The article brings into discussion this homogeneous model based on studying techniques and on discourses about the truth putting in analysis the "failure" stereotype tied to the students from those "educational environments".
  • Convicções de saúde de pais de crianças portadoras de diabetes mellitus tipo 1 Resumo De Trabalho Acadêmico

    Modesto, Sue Ellen Ferreira; Heleno, Maria Geralda Viana
  • Entrevista com Gilles Monceau Depoimentos

    Passos, Eduardo; Scheinvar, Estela; Rocha, Marisa; Nascimento, Maria Lívia do; Tedesco, Silvia; Carreteiro, Teresa Cristina
  • A segurança criminal como espetáculo para ocultar a insegurança social: entrevista com Loïc Wacquant Depoimentos

    Bocco, Fernanda; Nascimento, Maria Lívia; Coimbra, Cecília
  • Os prazeres deserdados: em defesa de uma nova abordagem das minorias sexuais Eventos

    Torres, Maycon Rodrigo; Esteves, Poliana; Travassos, Marilisa; Alberonil, Susan; Ferreira, Marcelo Santana
  • Avaliação da dependência nicotínica em um hospital municipal psiquiátrico do Rio de Janeiro Eventos

    Soares, Hugo Leonardo Rodrigues; Gonçalves, Hérica Cristina Batista
  • Entre a autonomia e o controle: o surgimento do indivíduo como condição de possibilidade dos saberes e práticas psicológicos Eventos

    Schmidt, André; Monteiro, Gabriel Gouvêa; Carijó, Filipe; Padilha, Karina; Almeida, Maria Clara de; Starosky, Míriam; Kauffman, Nira; Machado, Renata; Ferreira, Arthur Arruda Leal
Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia Campus do Gragoatá, bl O, sala 334, 24210-201 - Niterói - RJ - Brasil, Tel.: +55 21 2629-2845 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
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