Acessibilidade / Reportar erro

Entrevistas preliminares: o caso da “jovem homossexual” de Sigmund Freud* * Agradeço à Capes, ao setor de pós-graduação da UFMG e à Universidade Newton Paiva pelo apoio no desenvolvimento deste trabalho.

Preliminary interviews: the case of a “young homossexual woman” of Sigmund Freud

Resumo

Ao pesquisarmos sobre o tema das entrevistas preliminares, somos automaticamente levados a pensar na posição do analista e no seu manejo clínico. Alguns pacientes demandam o próprio tratamento, outros nos procuram pelo intermédio de terceiros. É preciso pensar na posição do analista diante da demanda daquele que o procura, ou mesmo se é possível ao analista fazer surgir a demanda em um paciente que foi induzido a seu encontro. A esse respeito, Freud nos apresenta um trabalho clínico publicado sob o título “A psicogênese de um caso de homossexualismo numa mulher”. A psicanálise freudiana se apresenta muito à frente de seu tempo ao romper com um discurso heteronormativo diante da temática sobre a escolha por um objeto amoroso, o que nem sempre é benquisto, inclusive nos tempos atuais. O autor foi de extrema generosidade ao expor um caso clínico em que a sua posição, como analista, pode ser contestável.

Palavras-chave:
entrevistas preliminares; demanda; transferência; vergonha

Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia Campus do Gragoatá, bl O, sala 334, 24210-201 - Niterói - RJ - Brasil, Tel.: +55 21 2629-2845 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista_fractal@yahoo.com.br