Acessibilidade / Reportar erro

Os sentidos de trabalho e escola construídos por adolescentes trabalhadores* * Apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

The sense of work and school constructed by adolescent workers

Los sentidos de trabajo y escuela construidos por adolescentes trabajadores

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender a produção de sentidos de trabalho e escola entre adolescentes que vivenciam a experiência de trabalhar e estudar. A pesquisa se fundamentou na Teoria da Subjetividade, principalmente no conceito de sentido subjetivo. Participaram deste estudo quatro adolescentes residentes em zonas urbanas e rurais do estado da Bahia, do sexo masculino e feminino. Foram realizadas sessões de conversação e utilizado um questionário sociodemográfico e uma complementação de frases. Os resultados apontaram a valorização do trabalho, visto como espaço formativo e promotor de valores, de garantia de acesso a bens de consumo e superação das privações impostas pela pobreza. A escola foi representada como ambiente de aprendizados e preparação para o futuro e mecanismo auxiliar para a consecução de aspirações profissionais. Estes resultados podem auxiliar na formulação e no aprimoramento de políticas públicas que visam à garantia de direitos e proteção ao adolescente trabalhador.

Palavras-chave:
trabalho infantil; escola; sentidos; subjetividade; adolescentes

Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia Campus do Gragoatá, bl O, sala 334, 24210-201 - Niterói - RJ - Brasil, Tel.: +55 21 2629-2845 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista_fractal@yahoo.com.br