HOLSBEEKE et al. (2009)99. Holsbeeke L, Ketelaar M, Schoemaker MM, Gorter JW. Capacity, capability, and performance: different constructs or three of a kind? Arch Phys Med Rehabil. 2009;90(5):849-55.
|
Holanda / Transversal |
Examinar a relação entre a capacidade motora (o que a criança pode fazer em um ambiente padronizado e controlado e o que pode fazer em seu ambiente diário), e entre desempenho motor de crianças com PC. |
1,5 (±NI)*** |
n=85 Masc=47 Fem=38 |
GMFCS |
I=27(32,0) II=10(12,0) III=23(27,0) IV=17(20,0) V=8(9,0) |
PEDI |
O PEDI apresenta boas propriedades psicométricas. |
GUNEL et al. (2009)1010. Gunel MK, Mutlu A, Tarsuslu T, Livanelioglu A. Relationship among the Manual Ability Classification System (MACS), the Gross Motor Function Classification System (GMFCS), and the Functional Status (WeeFIM) in children with cerebral palsy. Eur J Pediatr. 2009; 168(4):477-85.
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Turquia / Transversal |
Investigar a relação entre os sistemas de classificação funcional: MACS (Manual Ability Classification System), GMFCS (Motor Function Classification System) e WeeFim em crianças com PC espástica. |
7,0 (±NI)*** |
n=185 Masc=101 Fem=84 |
GMFCS |
I=64(34,5) II=27(14,5) III=38(20,5) IV=35(18,9) V=21(11,6) |
WeeFIM |
É um dos métodos mais utilizados para a avaliação funcional pediátrica; estudos têm demonstrado sua confiabilidade e validade, tanto para crianças com deficiência quanto para crianças saudáveis. |
SMITS et al. (2010)1111. Smits DW, Gorter JW, Ketelaar M, Van Schie PE, Dallmeijer AJ, Lindeman E, et al. Relationship between gross motor capacity and daily-life mobility in children with cerebral palsy. Dev Med Child Neurol . 2010;52(3):60-6.
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Holanda / Coorte |
Examinar a relação entre a capacidade motora grossa e mobilidade diáriaem crianças com PC; e explorar a moderação desta relação com a gravidade da PC. |
6,2 (±1,0) |
n=116 Masc=76 Fem=40 |
GMFCS |
I=56(48,0) II=20(17,0) III=17(15,0) IV=9(8,0) V=14(12) |
PEDI |
A versão holandesa do PEDI foi usada por apresentar boas propriedades psicométricas. |
MEESTER- DELVER et al. (2009)1212. Meester-Delver A, Beelen A, Ketelaar M, Hadders-Algra M, Nollet F, Gorter JW. Construct validity of the capacity profile in presscholl children with cerebral palsy. Dev Med Child Neurol . 2009;51(6):446-53.
|
Holanda / Transversal |
Validar o CAP e verificar a associação entre os domínios do CAP e do PEDI (Assistência do cuidador), assim como a contribuição independente de cada domínio do CAP ao PEDI (Habilidades Funcionais) |
2,6 (±NI)*** |
n=72 Masc=56 Fem=16 |
GMFCS |
I=24(33,3) II=8(11,1) III=18(25,0) IV=14(19,5) V=8(11,1) |
PEDI |
O CAP classifica as necessidades de cuidados adicionais das crianças. |
HALEY et al. (2009)1313. Haley SM, Fragala-Pinkham MA, Dumas HM, Pengsheng Ni, Gorton GE, Watson K, et al. Evaluation of an item bank for a computerized adaptive test of activity in children with cerebral palsy. Phys Ther. 2009;89(6):589-600.
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Canadá e Estados Unidos / Transversal |
Examinar as propriedades psicométricas de um novo banco de dados e simular um teste adaptado para avaliar habilidades em crianças com PC. |
10,7 (±4,0) |
n=308 Masc=169 Fem=139 |
GMFCS |
I=75(24,3) II=91(29,6) III=79(25,6) IV=37(12,0) V=26(8,5) |
PODCI WeeFIM |
O PODCI é comumente usado em ambientes clínicos e em pesquisas para medir a habilidades em crianças com PC. O WeeFim é uma medida padrão usada em muitos hospitais e seus escores incluem uma pontuação da função motora. |
MOREAU et al. (2010)1414. Moreau NG, Simpson KN, Teefey SA, Damiano DL. Muscle architecture predicts maximum strength and is related to activity levels in cerebral palsy. Phys Ther. 2010;90(11): 1619-30.
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Estados Unidos / Caso Controle |
Desenvolver um modelo de regressão preditivo de torque máximo do extensor do joelho; e quantificar as relações entre os parâmetros estruturais musculares e medidas de atividade e participação em crianças e adolescentes com e sem PC. |
12,0 (±3,2) 12,3 (±3,9) |
n=18 PC* 12 DT** Masc=9PC Fem=9 PC Masc=2DT Fem=10DT |
GMFCS |
I=4(22,2) II=2(11,1) III=9(50,0) IV=3(16,6) V=0(0,0) |
PODCI ASKp |
O PODCI tem sido amplamente administrado em crianças com PC, tem alta consistência interna, boa confiabilidade teste-reteste, excelente validade concorrente com o GMFCS e é sensível a alterações após cirurgias ortopédicas. O ASKp é capaz de discriminar entre os níveis do GMFCS em indivíduos com PC em todos os subdomínios; tem excelente confiabilidade teste-reteste e boa validade (conteúdo, concorrente e de constructo) em crianças com distúrbios musculoesqueléticos. |
ÖHRVALL et al. (2010)1515. Öhrvall AN, Eliasson AC, Löwing K, Ödman P, Krumlinde-Sundholm L. Self-care and mobility skills in children with cerebral palsy: related to their manual ability and gross motor function classifications. Dev Med Child Neurol . 2010;52(11):1048-55.
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Suécia / Transversal |
Investigar a aquisição de habilidades de autocuidado e mobilidade em crianças com PC em relação à sua capacidade manual e função motora grossa. |
8,1 (±3,9) |
n=195 Masc=122 Fem=73 |
GMFCS |
I=90(46,0) II=32(16,0) III=29(15,0) IV=21(11,0) V=23(12,0) |
PEDI |
Não informado. |
PARKES; McGULLOUGH; MADDEN (2010)1616. Parkes J, McCullough N, Madden A. To what extent do children with cerebral palsy participate in everyday life situations? Health Soc Care Community. 2010;18(3):304-15.
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Irlanda do Norte (UK) / Transversal |
Descrever a participação de crianças com PC em situações da vida diária; investigar a relação entre a participação das crianças com características paternas; comparar a frequência de participação de crianças com PC com crianças sem deficiência. |
9,81 (±NI)*** |
n=102 Masc=63 Fem=39 |
GMFCS |
I=17(17,0) II=32(31,0) III=17(17,0) IV=14(14,0) V=22(22,0) |
LIFE-H |
O LIFE-H já foi usado anteriormente em populações com PC, é validado e mostra evidências de confiabilidade satisfatória. |
KERR et al. (2011)1717. Kerr C, McDowell BC, Parkes J, Stevenson M, Cosgrove AP. Age-related changes in energy efficiency of gait, activity, and participation in children with cerebral palsy. Dev Med Child Neurol . 2011;3(1):61-7.
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Irlanda / Longitudinal Prospectivo |
Descrever a relação da idade com a eficiência energética durante a marcha, atividade e participação em crianças com PC. |
10,8 (±3,6) |
n=184 Masc=112 Fem=72 |
GMFCS |
I=57(31,0) II=91(49,5) III=22(12) IV=14(7,5) V=0(0,0) |
PEDI |
O PEDI foi desenvolvido para avaliar a funcionalidade de crianças com idades entre 6 meses a 7 anos de idade, mas pode ser utilizado em crianças mais velhas, desde que apresentem habilidades funcionais inferiores a esperada de crianças com desenvolvimento típico com idade entre 7 anos e 6 meses. |
TSENG et al. (2011)1818. Tseng MH, Chen KL, Shieh JY, Lu L, Huang CY. The determinants of daily function in children with cerebral palsy. Res Dev Disabil. 2011;32(1):235-45.
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Taiwan / Transversal |
Identificar os determinantes da função diária em uma amostra de crianças com PC. |
8,2 (±3,4) |
n=216 Masc=124 Fem=92 |
GMFCS |
I=44(20,4) II=51(23,6) III=52(24,1) IV=30(13,9) V=39(18,1) |
PEDI |
Quando usado em crianças com PC, o PEDI mostra excelente consistência interna, confiabilidade teste-reteste, validade concorrente, e validade discriminativa. |
KIM; PARK (2011)1919. Kim WH, Park EY. Causal relation between spasticity, strength, gross motor function and functional outcome in children with cerebral palsy: a path analysis. Dev Med Child Neurol . 2011;53(1):68-73.
|
Coreia / Transversal |
Examinar a relação causal entre a espasticidade, fraqueza, função motora grossa, e resultado funcional em crianças com PC e modelos testados de medidas funcionais mediada pela função motora grossa. |
10,3 (±1,7) |
n=81 Masc=50 Fem=31 |
GMFCS |
I=14(17,3) II=9(11,1) III=13(16,0) IV=5(6,2) V=40(49,4) |
PEDI |
Não informado. |
MOREAU; FALVO; DAMIANO (2012)2020. Moreau NG, Falvo MJ, Damiano DL. Rapid force generation is impaired in cerebral palsy and is related to decreased muscle size and functional mobility. Gait Posture. 2012;35(1):154-8.
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Estados Unidos / Caso Controle |
Examinar a taxa de desenvolvimento de força e as características de impulso dos extensores do joelho em crianças com PC e aquelas com desenvolvimento típico e determinar quais os parâmetros musculares preditivos da força e impulso. |
11,9 (±2,9) G911,3 (±3,0) |
n=12 PC* 11 DT** Masc=NI*** Fem=NI*** |
GMFCS |
I=4(33,3) II=2(16,7) III=6(50,0) IV=0(0,0) V=0(0,0) |
PODCI ASKp |
O PODCI mede a função física autorreferida e aspectos psicossociais do estado de saúde em crianças com deficiência musculoesquelética. O ASK também é uma medida de autorrelato da criança, confiável, válido e responsivo à deficiência física. |
RAMSTAD et al. (2012)2121. Ramstad K, Jahnsen R, Skjeldal OH, Diseth TH. Parent-reported participation in children with cerebral palsy: the contribution of recurrent musculoskeletal pain and child mental health problems. Dev Med Child Neurol . 2012;54(9):829-35.
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Noruega / Transversal |
Explorar a contribuição da dor musculoesquelética recorrente e da saúde mental para os elementos da participação em crianças com PC. |
14,0 (±3,0) |
n=105 Masc=54 Fem=51 |
GMFCS |
I=35(33,0) II=42(40,0) III=16(15,0) IV e V=12(11,0) |
LIFE-H |
O LIFE-H tem mostrado boa discriminação entre níveis de participação; e a versão para crianças tem sido validada em crianças com várias deficiências, incluindo a PC, com resultados de moderados a excelentes. |
CAMARGOS et al. (2012)2222. Camargos ACR, Lacerda TTB, Barros TV, Silva GC, Parreiras JT, Vidal THJ. Relação entre independência funcional e qualidade de vida na paralisia cerebral. Fisiot Mov. 2012; 25(1):83-92.
|
Brasil / Transversal |
Avaliar a relação entre independência funcional e qualidade de vida de crianças com PC. |
7,7 (±2,3) |
n=30 Masc=21 Fem=09 |
GMFCS |
I=9(30,0) II=6(20,0) III=2(6,7) IV=2(6,7) V=11(36,6) |
PEDI |
Não informado. |
VOS et al. (2013)2323. Vos RC, Becher JG, Ketelaar M, Smits DW, Voorman JM, Tan SS, et al. Developmental trajectories of daily activities in children and adolescents with cerebral palsy. Pediatrics. 2013;132(4):915-23.
|
Holanda / Longitudinal Prospectivo |
Descrever as trajetórias de desenvolvimento da mobilidade e desempenho nas atividades de vida diária em crianças e jovens com PC; e explorar a influência da função motora grossa e deficiência intelectual sobre estas trajetórias. |
NI (±NI)*** Idade variou entre 1 e 16 anos |
n=424 Masc=NI*** Fem=NI*** |
GMFCS |
I=212(50,0) II=55(13,0) III=60(14,0) IV=55(13,0) V=42(10,0) |
VABS |
O VABS é um instrumento confiável e validado. |
BJORNSON et al. (2013)2424. Bjornson KF, Zhou C, Stevenson R, Christakis DA. Capacity to participation in cerebral palsy: evidence of an indirect path via performance. Arch Phys Med Rehabil . 2013;94(12): 2365-72.
|
Estados Unidos / Longitudinal Prospectivo |
Examinar a hipótese de que a influência da capacidade de exercício físico sobre a participação é mediada por meio do desempenho de atividade. |
6,2 (±2,3) |
n=128 Masc=76 Fem=52 |
GMFCS |
I=44(35,0) II=54(42,0) III=30(23,0) IV=0(0,0) V=0(0,0) |
LIFE-H ASKp CAPE/CAP |
O LIFE-H e o CAPE/CAP foram escolhidos porque foram desenvolvidos a partir de diferentes modelos teóricos, foram validados com diferentes metodologias e medem a participação sob perspectivas complementares. O ASKp é uma medida autorreferida ou relatada por pais destinado a crianças entre 5 e 15 anos. |
PARK; KIM (2013)2525. Park EY, Kim WH. Structural equation modeling of motor impairment, gross motor function, and the functional outcome in children with cerebral palsy. Res Dev Disabil . 2013;34(5):1731-9.
|
Coreia / Transversal |
Confirmar o constructo do comprometimento motor e realizar um modelo de equações estruturais entre comprometimento motor, função motora grossa, e os resultados funcionais sobre as atividades de vida diária em crianças com PC. |
11,4 (±1,75) |
n=98 Masc=59 Fem=39 |
GMFCS |
I=16(16,3) II=10(10,2) III=15(15,3) IV=6(6,1) V=51(52,0) |
PEDI |
Não informado. |
ELAD et al. (2013)2626. Elad D, Barak S, Eisenstein E, Bar O, Givon U, Brezner A. Discrepancies between mothers and clinicians in assessing functional capabilities and performance of children with cerebral palsy. Res Dev Disabi. 2013;34(11):3746-53.
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Israel / Transversal |
Investigar a concordância entre os profissionais de saúde e mães em relação à capacidade e desempenho de crianças com PC, e o impacto da gravidade da PC nesta concordância. |
8,8 (±2,1) |
n=73 Masc=40 Fem=33 |
GMFCS |
I=6(8,2) II=26(35,6) III=15(20,5) IV=16(21,9) V=10(13,7) |
PEDI |
O PEDI é uma medida amplamente utilizada e bem vista na pesquisa em PC e em ambientes clínicos; e é considerado válido e confiável em crianças com PC com idades entre 6 e 12 anos. |
KWON et al. (2013)2727. Kwon TG, Yi SH, Kim TW, Chang HJ, Kwon JY. Relationship between gross motor function and daily functional skill in children with cerebral palsy. Ann Rehabil Med. 2013;37(1):41-9.
|
Coreia / Transversal |
Investigar a relação entre a função motora grossa e habilidade funcional diária em crianças com PC e explorar como esta relação é moderada pelo GMFCS, BFMF (Bimanual Fine Motor Function), tipos neuromotores e acometimento dos membros na PC. |
5,9 (±1,5) |
n=112 Masc=64 Fem=48 |
GMFCS |
I=32(28,6) II=31(27,7) III=28(25,0) IV=16(14,3) V=5(4,5) |
PEDI |
Avalia as habilidades funcionais diárias em crianças com PC para fins clínicos e experimentais. |
ASSIS-MADEIRA; CARVALHO; BLASCOVI-ASSIS (2013)2828. Assis-Madeira EA, Carvalho SG, Blascovi-Assis SM. Functional performance of children with cerebral palsy from high and low socioeconomic status. Rev Paul Pediatr. 2013;31(1):51-7.
|
Brasil / Transversal |
Investigar a influência do nível socioeconômico sobre o desempenho funcional de crianças com PC. |
5,13 (±1,4) |
n=49 Masc=24 Fem=25 |
GMFCS |
I e II=16(32,6) III=17(34,7) IV e V=16(32,6) |
PEDI |
Não informado. |
BULT et al. (2012)2929. Bult MK, Verschuren O, Lindeman E, Jongmans MJ, Westers P, Claassen A, et al. Predicting leisure participation of school-aged children with cerebral palsy: longitudinal evidence of child, family and environmental factors. Child Care Health Dev. 2012;39(3):374-80.
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Holanda / Longitudinal |
Determinar qual criança, família e variáveis ambientais medidas na idade de 2 anos de idade preveem a participação no lazer, em atividades formais e informais de crianças em idade escolar e com PC. |
2,6 (±1,0) |
n=46 Masc=26 Fem=20 |
GMFCS |
I=14(30,0) II=3 (7,0) III=13(28,0) IV=11(24,0) V=5(11,0) |
CAPE/PAC VABS PEDI |
Não informado. |
BJORNSON et al. (2014)3030. Bjornson KF, Zhou C, Stevenson RD, Christakis D. Relation of stride activity and participation in mobility-based life habits among children with cerebral palsy. Arch Phys Med Rehabil . 2014;95(2):360-8.
|
Estados Unidos / Coorte |
Examinar a relação entre o desempenho na marcha e participação na mobilidade relacionada aos hábitos de vida diária em crianças PC. |
6,2 (±2,3) |
n=128 Masc=76 Fem=52 |
GMFCS |
I=44(35,0) II=54(42,0) III=30(23,0) IV=0(0,0) V=0(0,0) |
LIFE-H |
Não informado. |
SMITS et al. (2014)3131. Smits DW, Gorter JW, Van Schie PE, Dallmeijer AJ, Ketellar M, et al. How do changes in motor capacity, motor capability, and motor performance relate in children and adolescents with cerebral palsy? Arch Phys Med Rehabil . 2014;95(8):1577-84.
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Holanda / Longitudinal Prospectivo |
Investigar as relações entre mudanças na capacidade motora (o que faz no ambiente padronizado e o que é capaz de fazer no ambiente diário), e desempenho motor em crianças com PC. |
6,6 (±3,9) |
n=321 Masc=200 Fem=121 |
GMFCS |
I=135(42,0) II=48(15,0) III=54(17,0) IV=42(13,0) V=42(13,0) |
PEDI |
O PEDI identifica mudanças na capacidade motora e no desempenho motor de crianças com PC. |
KETELAAR et al. (2014)3232. Ketelaar M, Gorter JW, Westers P, Hanna S, Verhoef M. Developmental trajectories of mobility and self-care capabilities in young children with cerebral palsy. J Pediatr. 2014;16(4):769-74.
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Holanda / Coorte |
Descrever o desenvolvimento da capacidade de mobilidade e de autocuidado em crianças com PC e analisar se o desenvolvimento dessas capacidades difere pelo grau de gravidade da PC. |
NI*** (±NI)*** Idade variou de 1 a 4 anos |
n=92 Masc=54 Fem=38 |
GMFCS |
I=28(30,4) II=12(13,0) III=23(25,0) IV=20(21,7) V=09(9,8) |
PEDI |
O PEDI é um instrumento padronizado que utiliza o relato dos pais por meio de uma entrevista estruturada. |