Acessibilidade / Reportar erro

Sintomas em diferentes graus de severidade de bruxismo: um estudo transversal

RESUMO

Objetivo:

Avaliar sintomas de dor muscular, qualidade de sono, saúde bucal, ansiedade, estresse e depressão em indivíduos com diferentes graus de severidade do bruxismo.

Métodos:

Setenta e dois indivíduos com bruxismo participaram do estudo e foram classificados com bruxismo moderado (n=25) e severo (n=47). A intensidade da dor foi avaliada pela Escala Visual Analógica, limiar de dor com o algômetro, qualidade de sono pelo Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh, saúde bucal pelo Perfil de Impacto de Saúde Bucal, ansiedade pelo Inventário de Ansiedade Traço-Estado, estresse pela Escala de Estresse Percebido e depressão pelo Inventário de Depressão de Beck. O nível de significância considerado foi 5%.

Resultados:

Os resultados demonstraram que indivíduos com bruxismo severo apresentaram maior intensidade de dor muscular, distúrbio do sono, pior qualidade de saúde bucal, elevado grau de ansiedade e disforia, com diferenças estatisticamente significantes (p<0,05) comparados com bruxismo moderado, exceto no limiar de dor e estresse (p>0,05).

Conclusão:

Os dados sugerem que indivíduos com bruxismo severo tem sintomas mais intensos. Eles apresentam maior intensidade de dor muscular, alterações na qualidade do sono e saúde bucal, ansiedade e depressão do que indivíduos com bruxismo moderado. Porém, ambos apresentam similaridade no estresse.

Palavras-chave
Bruxismo; Dor; Sono; Saúde Bucal; Ansiedade

Universidade de São Paulo Rua Ovídio Pires de Campos, 225 2° andar. , 05403-010 São Paulo SP / Brasil, Tel: 55 11 2661-7703, Fax 55 11 3743-7462 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revfisio@usp.br