Acessibilidade / Reportar erro

Os efeitos do Kinesiotaping em crianças com Paralisia Cerebral: Uma revisão sistemática

Resumo

Introdução:

A Paralisia Cerebral é definida como um grupo de distúrbios não progressivos de movimento e de postura. Existem diferentes métodos de reabilitação para crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral. Dentre eles, o uso do Kinesio Taping vem se tornando comum.

Objetivo:

O objetivo da presente revisão sistemática é sumarizar evidências relativas a métodos de aplicação do Kinesio Taping e seus efeitos em crianças e adolescentes com Paralisia Cerebral. Métodos: Foi realizada uma busca da literatura científica nas bases de dados Medline, Scielo e PEDro sem restrição de idioma. Para esta pesquisa foram utilizadas as palavras-chave “Kinesio taping”, “Kinesiology Taping”, “Taping” e “Bandages” combinadas à “Cerebral Palsy”. A busca aconteceu entre Maio de 2015 a Novembro de 2016.

Resultados:

Foram selecionados onze estudos, sendo seis ensaios clínicos controlados e aleatorizados, quatro ensaios clínicos não controlados e um estudo de caso. Os estudos no geral seguem os modelos de aplicação do taping propostos pelo criador da técnica, utilizando técnicas corretivas e técnicas de facilitação/inibição da contração muscular. Há pobre evidência de efeitos e estes variam com os métodos de aplicação utilizados e os desfechos escolhidos.

Conclusão:

Há evidência forte a insuficiente quanto aos efeitos do KT desfechos relacionados às funções motoras. São necessários estudos com maior qualidade metodológica para justificar o uso do KT na prática clínica.

Palavras Chave:
Paralisia Cerebral; Bandagens; Atividade motora; Reabilitação

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br