Acessibilidade / Reportar erro

Fases do teste Timed Up and Go como preditoras de quedas futuras em idosos da comunidade

Resumo

Introdução

O Timed Up and Go (TUG) é um teste bastante utilizado para avaliar o risco de quedas em idosos. Embora seja uma tarefa complexa, apenas o tempo total do TUG (TTUGT) tem sido utilizado para avaliação. A propagação dos smartphones proporcionou o surgimento de aplicativos para monitoramento de procedimentos diagnósticos.

Objetivo

Analisar a capacidade de predição de quedas futuras em idosos através das fases do TUG utilizando o teste sTUG Doctor.

Métodos

Estudo de coorte (1 ano) com 42 participantes utilizando o sTUG Doctor. O evento de queda durante um ano de seguimento foi monitorado por meio de contato telefônico. O número de dias entre a avaliação e a primeira queda ou último contato foi calculado para a análise de sobrevida avaliada por modelos não ajustados e ajustados através de modelos de regressão de risco de Cox. Testes com p < 5% foram considerados estatisticamente significantes e entre 5 e 10% indicati-vos de significância (Epi-InfoTM 7.2).

Resultados

As quedas foram observadas em 22 (52,38%) participantes (caidores). Os resultados indicaram que nível cognitivo, sintomas depressivos, mulheres e participantes com medo de cair (FES-I) são mais propensos a cair. Caidores tiveram pior desempenho em todas as fases do sTUG Doctor. As razões de chance para previsão de queda foram significativas para TTUGT (1,35; p = 0,029) e número total de passos (1,52; p = 0,057). O TTUGT permaneceu significativo ajustando-se ao sexo, faixa etária, FES-I e nível depressivo.

Conclusão

O sTUG Doctor foi uma ferramenta importante para prever quedas em idosos da comunidade.

Acidentes por quedas; Envelhecimento; Equilíbrio postural; Saúde pública; Tecnologia

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br