Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do treinamento funcional na dor e capacidade funcional de mulheres idosas

Resumo

Introdução:

O crescimento da taxa de idosos no mundo pode tornar-se um problema de saúde pública quando estes exibem níveis insuficientes de atividade física, que têm o potencial de aumentar dores crônicas e causar incapacidade funcional.

Objetivo:

Analisar os efeitos do treinamento funcional na dor e capacidade funcional de mulheres idosas.

Métodos:

Desenvolveu-se um ensaio clínico controlado não randomizado com 32 idosas, divididas em dois grupos: treino funcional (TF: n = 17) e grupo controle (GC: n = 15). Como indicador da capacidade funcional foi utilizado o Teste de Aptidão Física para Idosos. A dor foi avaliada pelos relatos de sintomas de desconforto musculoesquelético e suas características por meio do Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares de Dor e Escala visual Analógica de Dor (EVA). O programa de treinamento funcional foi aplicado por 12 semanas em uma frequên-cia de três vezes semanais.

Resultados:

Verificaram-se efeitos significativos após a intervenção no grupo TF, com redução da dor e aumento da flexibilidade e resistência para membros inferiores e capacidade cardiorrespiratória (p < 0,05).

Conclusão:

O programa de treinamento funcional em idosas foi efetivo para a melhoria das variáveis de flexibilidade de membros inferiores, percepção de dor, resistência de força de membros inferiores e capacidade cardiorrespiratória.

Palavras-chave:
Idoso; Exercícios em circuitos; Dor; Aptidão física

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br