Acessibilidade / Reportar erro

Atividade eletromiográfica dos músculos da cabeça e do tronco em recém-nascidos

Resumo

Introdução:

Atividade elétrica dos músculos pode ser avaliada através da eletromiografia que permite verificar com detalhes a função dos músculos e com isso auxiliar na identificação de possíveis atrasos do desenvolvimento motor.

Objetivo:

Determinar a amplitude da atividade eletromiográfica dos músculos flexores e extensores da cabeça e do tronco de recém-nascidos a termo e pré-termo.

Método:

Estudo piloto, longitudinal, onde foram avaliados 20 recém-nascidos pré-termo e 20 recém-nascidos a termo admitidos no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira. Todos os recém-nascidos foram avaliados entre 24 e 72 horas após o nascimento, sendo as crianças prematuras avaliadas uma segunda vez quando atingiram a idade equivalente ao termo, com 40 semanas. O registro foi feito através de um eletromiográfo de superfície e os eletrodos colados nos ventres musculares do esternocleidomastoideo, porção superior do músculo trapézio, no reto abdominal e eretores da espinha.

Resultados:

A comparação da atividade eletromiográfica do grupo recém-nascidos pré-termo mostrou valores significativamente maiores em todos os músculos quando o grupo atingiu a idade equivalente ao termo. Também foi observado que a atividade eletromiográfica do grupo recém-nascidos a termo foi maior que a encontrada no grupo recém-nascidos pré-termo.

Conclusão:

Os recém-nascidos pré-termo com o avançar da idade e consequentemente maturação dos sistemas fisiológicos, dentre eles o muscular, tendem a ter um comportamento da ativação muscular similar a dos recém-nascidos a termo, assim permitindo um melhor desenvolvimento motor.

Palavras-chave:
Músculos; Recém-Nascido; Eletromiografia

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br