Acessibilidade / Reportar erro

Nível de atividade física de indivíduos pós-AVC usuários do sistema público de saúde brasileiro

Resumo

Introdução:

De acordo com os estudos realizados em países desenvolvidos, indivíduos pós-acidente vascular cerebral (AVC) comumente apresentam baixo nível de atividade física. Considerando os benefícios desses indivíduos manterem um bom nível de atividade física, é importante fornecer informações específicas e completas a partir da avaliação de todas as dimensões da atividade física que guiem as intervenções.

Objetivo:

Comparar o nível de atividade física de indivíduos pós-AVC e saudáveis pareados, usuários do sistema público de saúde brasileiro, considerando as diferentes dimensões da atividade física.

Métodos:

Foram avaliados indivíduos pós-AVC (n = 11) e seus pares saudáveis (n = 11). O nível de atividade física, considerando as diferentes dimensões - duração (> 3 equivalentes metabólicos), frequência (número de passos) e intensidade (média do gasto energético total por dia) -, foi avaliado com o monitor SenseWear® por sete dias. Foram utilizadas estatísticas descritivas e comparações entre os grupos (α = 0,05).

Resultados:

O nível de atividade física foi significativamente menor nos indivíduos pós-AVC comparados aos seus pares saudáveis, considerando todas as dimensões. A diferença entre os grupos na duração, frequência e intensidade da atividade foi de 74 minutos/dia, 5274 passos/dia e 2134 kJ/dia, respectivamente.

Conclusão:

Indivíduos pós-AVC usuários do sistema público de saúde brasileiro têm menor nível de atividade física nas diferentes dimensões da atividade quando comparados aos seus pares saudáveis. A avaliação do nível de atividade física em indivíduos pós-AVC é importante para a tomada de decisões em programas de saúde pública.

Palavras-chave:
Sistemas integrados de cuidados de saúde; Exercício físico; Reabilitação; Acidente vascular cerebral

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br