Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação por meio da dimensão fractal da regeneração muscular após fotobiomodulação

Resumo

Introdução:

Diversas modalidades de tratamento são utilizadas para recuperação do tecido muscular, dentre elas a fotobiomodulação pode ser empregada para melhorar a qualidade da regeneração e a dimensão fractal se apresenta como uma metodologia inovadora na avaliação quantitativa da eficácia do tratamento.

Objetivo:

Utilizar a dimensão fractal como método de análise quantitativa do efeito do Laser de Arseneto de Gálio (AsGa) na fase inicial do processo de regeneração muscular.

Método:

Foram utilizados trinta ratos Wistar, machos divididos em: Grupo Controle (CT), Grupo lesado e não tratado (LNT) e Grupo Lesado e tratado (LT). A lesão muscular foi induzida por criolesão na região central do ventre do músculo tibial anterior (TA) do membro posterior esquerdo, por meio de uma haste de ferro previamente imersa em nitrogênio líquido. As aplicações foram iniciadas 24 horas após a lesão, diariamente, durante cinco dias, em dois pontos na área da lesão. No sétimo dia os animais foram eutanasiados; o músculo TA retirado, congelado em nitrogênio líquido e os cortes histológicos corados com a técnica de Hematoxilina-Eosina para serem então submetidos à análise de dimensão fractal realizada pelo método boxcounting através do software Image J. Para a normalidade dos dados utilizou-se Kolmogorov Smirnov, para as comparações teste de Kruskall-Wallis com pós teste de Dunn (p<0,05%).

Resultados:

A comparação entre LT e LNT foi estatisticamente significativa, sendo possível observar a redução da fractabilidade com p=0,0034.

Conclusão:

A dimensão fractal é uma ferramenta útil para análise da desorganização músculo esquelética na fase inicial da regeneração e mostra o potencial efeito benéfico da fotobiomodulação nesse processo.

Palavras-chave:
Análise; Fractais; Músculo Estriado; Regeneração; Terapia a Laser

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br