Acessibilidade / Reportar erro

Kinesio Taping® como uma ferramenta terapêutica inovadora para prevenir lesões do septo nasal em recém-nascidos: um estudo de caso

Resumo

Introdução:

A imaturidade do sistema tegumentar em recém-nascidos prematuros (RNPT), associado a necessidade de suporte ventilatório contribuem para uma maior ocorrência de traumas nasais.

Objetivo:

Este artigo relata o caso de um recém-nascido submetido ao Kinesio® Taping, como terapia profilática inovadora para trauma nasal.

Método:

Relatamos o uso do Kinesio® Taping, material frequentemente usado para tratamento de dor em atletas, como uma ferramenta de inovação terapêutica para prevenção de lesões do septo nasal em um RNPT em ventilação mecânica não invasiva (VMNI) que após 13 dias em VMNI apresentou lesão nasal e septal.

Resultados:

O Kinesio® Taping, foi posicionado de forma a proteger a columela e o septo nasal do atrito provocado pelo contato direto da pronga nasal, manteve a pressão da VMNI, boa adaptação ao formato do nariz e melhorou o trauma nasal após 3 dias de uso.

Conclusão:

Considerando que a respiração nesse período da vida acontece predominantemente pelo nariz, manter a integridade dessa mucosa reduz não só o desconforto respiratório, mas também as deformidades e o riscos de infecções. O presente estudo apresenta o KT como uma ferramenta inovadora de proteção contra lesões nasais em recém-nascidos prematuros submetidos à ventilação com pressão positiva com ponta nasal. Apesar de descrever um único caso, os resultados obtidos foram promissores. No entanto, são necessários estudos com uma amostra maior e grupos diferentes, principalmente para comparar com os métodos existentes.

Palavras-chave:
Recém-Nascido Prematuro; Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais; Ventilação Não Invasiva; Bandagens; Septo Nasal

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br