Acessibilidade / Reportar erro

Função sexual e funcionalidade de mulheres em idade reprodutiva

Resumo

Introdução:

A função sexual (FS) é uma questão importante na saúde das mulheres a partir do início da vida sexual. A FS pode ser modificada por vários fatores e na presença de disfunção sexual poderá afetar negativamente a qualidade de vida dessas mulheres. Objetivo: investigar a prevalência da disfunção sexual, os fatores associados em mulheres em idade fértil e o impacto dessa disfunção na funcionalidade.

Método:

Trata-se de um estudo observacional transversal com 172 mulheres atendidas em seis Unidades de Saúde da Família no nordeste do Brasil. A ferramenta de avaliação consistiu em (i) questões sociodemográficas, obstétricas e ginecológicas e perguntas sobre hábitos e condições de saúde, (ii) quociente sexual feminino (QSF) e (iii) World Health Organization Assessment Schedule 2.0 (WHODAS 2.0). A prevalência de disfunção sexual foi calculada e a análise bivariada foi utilizada para estimar a associação de variáveis independentes com o desfecho disfunção sexual.

Resultados:

A prevalência de disfunção sexual foi de 37,2%, e 39,5% da amostra considerou sua saúde sexual como regular ou boa. Desse total, 26,2% das mulheres nunca costumam pensar espontaneamente em sexo, nem se lembram ou se imaginam durante a relação sexual e 38,4% pensam apenas às vezes. Não foi encontrada associação entre as variáveis estudadas e a disfunção sexual, porém esta mostrou impacto nas relações interpessoais das mulheres (p = 0,016).

Conclusão:

Há considerável prevalência de disfunção sexual entre as mulheres com idade reprodutiva. Destaca-se a relevância de investigações acerca da função sexual feminina entre mulheres em idade reprodutiva e que não estejam no ciclo gravídico-puerperal..

Palavras-chave:
Saúde da Mulher; Epidemiologia; Disfunções Sexuais Fisiológicas

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br