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Avaliação da qualidade motora das extremidades superiores de crianças com Paralisia Cerebral

Resumo

Introdução:

A Paralisia Cerebral (PC) é uma desordem não progressiva que pode comprometer as habilidades funcionais dos membros superiores, frequentemente decorrentes das perdas motoras e sensitivas, que são ainda pouco avaliadas e descritas por meio de instrumentos confiáveis.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo avaliar a qualidade de habilidades motoras e da extremidade superior em crianças com paralisia cerebral em regiões de Trairi e Seridó do estado do Rio Grande do Norte (Brasil).

Métodos:

Estudo exploratório, com abordagem qualitativa e estrutura transversal, com 17 crianças com PC, com idades entre quatro e oito anos. Foram utilizados os seguintes instrumentos para avaliação da extremidade superior: Sistema de Classificação da Habilidade Manual (MACS), Teste de Qualidade de Habilidades da Extremidade Superior (QUEST) e Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS).

Resultados:

A média e o desvio padrão da pontuação total QUEST e domínios dissociação de movimento, preensão, descarga de peso e resposta extensiva protetora foram, respectivamente, 41,06/37,08; 53,12/34,50; 15,51/62,98; 37,76/37,52; 42.48/47.26. As pontuações medianas do MACS e GMFCS foram, respectivamente, de 3 (três) a 5 (cinco), sendo observados alta correlação positiva entre MACS e GMFCS (rs=0,83) e alta correlação negativa entre o GMFCS e QUEST totais (rs=-0,83), bem como entre MACS e QUEST (rs=-0,84); MACS e todos os domínios QUEST (rs=-0.73; rs=-0.82; rs=-0.76; rs=-0.79), p<0,001.

Conclusão:

As crianças com PC apresentaram déficit de qualidade motora e habilidades do membro superior, possibilitando inferir limitações funcionais quanto à manipulação de objetos e consequente dependência durante atividades de vida.

Palavras-chave:
Paralisia Cerebral; Extremidade Superior; Aptidão

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