Acessibilidade / Reportar erro

Sarcopenia: prevalência e fatores associados em idosos de uma capital brasileira

Resumo

Introdução:

A sarcopenia tem sido considerada atualmente um problema de saúde pública e afeta uma grande parcela dos idosos, deixando-os mais suscetíveis ao risco de quedas.

Objetivo:

Estimar a prevalência e os fatores associados à sarcopenia em idosos de uma capital brasileira.

Métodos:

Este é um estudo epidemiológico com delineamento transversal envolvendo dados de 439 idosos da cidade de Florianópolis, Santa Catarina. Os possíveis fatores associados à sarcopenia (sexo, idade, status do peso) foram testados por meio de regressão logística binária, estimando-se a Odds Ratio e os respectivos intervalos de confiança.

Resultados:

A prevalência de sarcopenia foi de 33,3%. As mulheres com mais idade (75 anos ou mais) apresentaram menos massa muscular em relação às outras faixas etárias. Homens idosos, aqueles com 75 anos ou mais e os com baixo peso foram os subgrupos em maior risco de apresentar sarcopenia. Os obesos estiveram menos propensos a apresentar o desfecho.

Conclusão:

Mais de um terço dos idosos foram diagnosticados com sarcopenia. Os homens, aqueles idosos mais velhos e os com baixo peso tiveram maior risco de terem sarcopenia.

Palavras-chave:
Envelhecimento; Composição Corporal; Prevalência; Saúde Pública; Sarcopenia

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br