Acessibilidade / Reportar erro

Força dos músculos cérvico-escapulares e a severidade da disfunção temporomandibular em mulheres com cervicalgia mecânica

Resumo

Introdução:

Modificações da função muscular cervical têm sido verificadas em pacientes com cervicalgia e DTM. Entretanto, ainda não é conhecida a relação entre a severidade da DTM e a força muscular cervical na presença/ausência de cervicalgia.

Objetivo:

Verificar a prevalência de DTM em mulheres com e sem cervicalgia mecânica, avaliar a força dos músculos cérvico-escapulares e sua associação com a severidade da DTM.

Métodos:

Participaram 15 voluntárias sem dor cervical (GC) e 14 mulheres com cervicalgia mecânica (GCM), selecionadas por meio do Índice de Disfunção Relacionada ao Pescoço. O diagnóstico e a gravidade da DTM foram determinados pelos Critérios diagnósticos para pesquisa em desordens temporomandibulares e Índice Temporomandibular (IT), respectivamente. A força dos músculos trapézio superior, flexores e extensores cervicais foi aferida por dinamometria digital manual.

Resultados:

64,5% das mulheres com cervicalgia e 33,3% das sem dor cervical apresentaram diagnóstico de DTM (p = 0,095). O GCM apresentou menor força dos músculos flexores (p = 0,044) e extensores cervicais (p = 0,006) e maior IT (p = 0,038) que o GC. Também foi verificada correlação negativa moderada entre o IT e força dos músculos trapézio superior dominante (p = 0,046, r = -0,547), não dominante (p = 0,007, r = -0,695) e flexores cervicais (p = 0,023, r = -0,606) no GCM.

Conclusão:

Não houve diferença na prevalência de DTM entre mulheres com e sem cervicalgia. Entretanto, mulheres com cervicalgia apresentaram menor força muscular cervical (comparadas às sem cervicalgia) que esteve associada a maior severidade da DTM. Assim, em mulheres com cervicalgia associada à DTM, é recomendável avaliar e abordar a severidade desta disfunção e o comprometimento dos músculos cérvico-escapulares.

Palavras-chave:
Desordens da Articulação Temporomandibular; Cervicalgia; Dinamômetro de Força Muscular; Força Muscular.

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br