Acessibilidade / Reportar erro

Efeito agudo da suspensão parcial de peso corporal no nível de cocontração e biomecânica da marcha em mulheres com osteoartrite de joelho

Resumo

Introdução:

A osteoartrite de joelho (OAJ) é a uma das doenças reumáticas mais prevalentes na população, caracterizada por causar limitação funcional, sendo as dificuldades de marcha de grande relevância clínica por ser a atividade diária mais realizada. Essas limitações funcionais podem ser mais acentuadas quando a doença está associada a obesidade.

Objetivo:

Investigar o efeito de diferentes porcentagens de suspensão do peso corporal no percentual de cocontração e nas variáveis biomecânicas da marcha em mulheres com OAJ.

Método:

Estudo transversal no qual participaram do estudo 14 mulheres com idade entre 50-75 anos, IMC entre 26-35, com diagnóstico radiológico de OAJ. No primeiro dia foi realizado anamnese e familiarização da marcha na esteira. No segundo dia, foi realizado avaliação da marcha em esteira utilizando suporte parcial de peso corporal (SPPC) em três condições: 15%, 30% e 45% de suspensão. Durante a avaliação foram coletados dados eletromiográficos e cinemáticos. As variáveis analisadas foram: percentual de cocontração do quadril (glúteo máximo/reto femoral), joelho (bíceps femoral/vasto lateral) e tornozelo (tibial anterior/gastrocnêmio lateral); comprimento e largura do passo. Para análise estatística foi aplicado o teste Anova One Way, com nível de significância de p<0,05.

Resultados:

Não houve diferença significativa para o comprimento e largura de passo, assim como para o nível de cocontração entre as condições de marcha analisadas (p>0.05).

Conclusão:

A suspensão do peso corporal usando SPPC durante a marcha em esteira não altera o percentual de cocontração e as variáveis biomecânicas da marcha de mulheres com OAJ.

Palavras-chave:
Eletromiografia; Idoso; Fenômenos Biomecânicos; Doenças Reumáticas

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br