Acessibilidade / Reportar erro

Fisioterapia aquática na capacidade funcional de idosos com osteoartrite de joelho

Resumo

Introdução:

A fisioterapia em pacientes com osteoartrite (OA) atua na diminuição da dor, aumento da funcionalidade articular e promove melhora na qualidade de vida.

Objetivo:

Analisar o efeito de um programa estruturado de fisioterapia aquática (FA) na capacidade funcional (CF) e mobilidade de idosos com OA.

Métodos:

Estudo de controle prospectivo, quantitativo e analítico, randomizado. A amostra foi composta por 29 pacientes com idade igual ou superior a 60 anos e com diagnóstico de OA alocados aleatoriamente no grupo intervenção, composto por 17 participantes submetidos à PA por dois meses, e no grupo controle de 12 participantes. O desfecho primário foi medido pelos instrumentos WOMAC e teste de caminhada de seis minutos. Como desfecho secundário, o Timed Up and Go Test mediu a mobilidade. Análise estatística descritiva foi utilizada para apresentar os dados, com valores de média e desvio padrão. A comparação entre os grupos para potenciais fatores de confusão e em relação à evolução foi realizada com o teste qui-quadrado não paramétrico, o teste exato de Fisher e o teste de Kruskal-Wallis, e o teste de Dunn para comparações múltiplas. As diferenças foram consideradas estatisticamente significantes quando p < 0,05.

Resultados:

Observou-se diferença significativa nos parâmetros físicos e funcionais relacionados à dor (p < 0,001), rigidez (p < 0,001) atividade física (p < 0,001), distância percorrida em seis minutos (p = 0,001) e mobilidade (p < 0,001) quando comparado o IG ao GC.

Conclusão:

O programa estruturado de FA contribuiu efetivamente para a melhoria da CF e mobilidade de idosos com OA de joelho.

Palavras-chave:
Osteoartrite; Modalidades de fisioterapia; Idoso

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br