Acessibilidade / Reportar erro

Motivos de abandono de um programa de exercício físico específico para idosos

Resumo

Introdução:

O exercício físico praticado regularmente traz inúmeros benefícios à saúde, especialmente aos idosos. Porém, algumas barreiras fazem com que uma parcela destes idosos abandone esta prática.

Objetivo:

Este estudo investigou os motivos do abandono de um programa de exercício físico supervisionado e específico para a população idosa.

Métodos:

Foi aplicado um questionário semiestruturado, via contato telefônico, com questões a respeito dos motivos de abandono ao programa. O contato foi realizado por um pesquisador sem vínculo com os idosos. Os dados demográficos foram analisados por frequências relativas e absolutas, usou-se o teste Qui-quadrado para verificar as associações entre as variáveis coletadas. Considerou-se nível de significância de 5%.

Resultados:

Foram entrevistados 59 idosos e os principais motivos de abandono relatados pelos idosos foram: falta de tempo (33,9%), surgimento ou agravo de doenças (28,8%) e necessidade de cuidar de familiares com problemas de saúde (18,7%). Grande parcela dos idosos (62,7%) apontou piora do estado de saúde após o abandono do programa, com alteração da força muscular (80,0%), equilíbrio (76,7%) e coordenação motora (40,0%).

Conclusão:

Sugere-se uma intervenção profissional para viabilizar o controle de fatores relacionados à falta de tempo, assim como uma logística de acompanhamento dos idosos e/ou familiares que adoecem, promovendo o retorno à prática da forma mais breve possível.

Palavras-chave:
Pacientes Desistentes do Tratamento; Adesão do Paciente; Envelhecimento; Exercício

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br