Acessibilidade / Reportar erro

Relação da funcionalidade da musculatura do assoalho pélvico com a função sexual de idosas ativas fisicamente

Resumo

Introdução:

A atividade física é benéfica à saúde física e psicológica, afeta a saúde sexual e a qualidade de vida. Por sua vez, músculos do assoalho pélvico (MAP) fortes podem ter um efeito positivo na vida sexual das mulheres.

Objetivo:

Avaliar a relação entre os MAP e a função sexual em mulheres idosas fisicamente ativas.

Método:

Participaram 35 idosas, sexualmente e fisicamente ativas, com idade média de 69,5 anos. O nível de atividade física foi avaliado com um acelerômetro. Um fluxograma de diagnóstico e índice de função sexual feminina (FSFI) foram aplicados para avaliar a função sexual feminina e o esquema PERFECT para avaliar os MAP. Os dados foram coletados por dois pesquisadores previamente treinados e cegos e submetidos à estatística descritiva e à correlação de Spearman.

Resultados:

Houve uma correlação significativa entre o número de contrações das fibras musculares de contração rápida e a função sexual (rho = -0,41032; p = 0,0144) e a dimensão do orgasmo (rho = -0,34679; p = 0,0413) nos idosos.

Conclusão:

Os MAP estão relacionados à função sexual feminina e é importante que as mulheres idosas permaneçam fisicamente ativas.

Palavras-chave:
Função Sexual; Diafragma da Pelve; Exercício; Idosos

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br