Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos dos exergames no controle de tronco de pacientes paraplégicos

Resumo

Introdução:

Em virtude da motivação e do feedback imediato durante as atividades, os exergames durante a Fisioterapia podem favorecer o equilíbrio de tronco e a funcionalidade em lesados medulares.

Objetivo:

Avaliar os efeitos dos exergames no controle de tronco de paraplégicos.

Método:

Série de casos com quatro pacientes paraplégicos, portadores de lesão medular ou mielomeningocele. Os participantes foram submetidos a um protocolo de reabilitação com o uso do exergame Nintendo Wii®, com frequência de uma sessão semanal durante 4 semanas. O paciente foi estimulado a realizar movimentos de tronco na posição sentada através dos jogos esgrima e canoagem. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados antes e depois da intervenção foram o Teste de Alcance Funcional adaptado para avaliação do controle de tronco, e o Tempo de Transferência e o Teste de Propulsão para a avaliação funcional.

Resultados:

A intervenção gerou um aumento absoluto do controle de tronco em 75% dos pacientes, com a melhora variando entre 6,4 e 25%. No Teste de Propulsão, a intervenção levou à redução absoluta do tempo em metade dos pacientes. Para a variável cadência, no mesmo teste, houve redução do número de propulsões em 75% dos casos. No Teste de Transferências, a intervenção gerou redução do tempo entre a cadeira e a cama em todos os pacientes.

Conclusão:

A reabilitação de paraplégicos com o uso de exergames pode ser considerada viável, inovadora e efetiva. No entanto, pesquisas futuras com maior rigor metodológico devem ser realizadas com vistas à aplicabilidade clínica desta abordagem.

Palavras-chave:
Fisioterapia; Traumatismos da Medula Espinal; Paraplegia; Jogos de Vídeo; Mielomeningocele

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br