Acessibilidade / Reportar erro

Estimulação fisioterapêutica em lactentes com síndrome de Down para ganho do engatinhar

Resumo

Introdução:

A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética caracterizada principalmente pela frouxidão ligamentar e hipotonia. Os lactentes portadores dessa síndrome possuem atraso motor significativo, incluindo no engatinhar. Para alcançar este marco motor, é necessário controle postural, controle de cabeça e pescoço na posição prona. Buscando evitar as sinergias musculares atípicas e facilitar a execução de atividades funcionais, o Conceito Bobath permite estimular as transferências de peso, promovendo aquisições motoras nas posturas de prono, supino, sentado e em pé.

Objetivo:

Avaliar e comparar o engatinhar antes e após a intervenção através do Conceito Bobath em lactentes com SD.

Método:

Foi realizado um estudo longitudinal, prospectivo, avaliativo e intervencionista. A amostra foi composta por 4 lactentes de 7 a 24 meses com diagnóstico de SD. Foram realizadas 3 etapas de tratamento: avaliação através da escala AIMS; intervenção à curto prazo através do Conceito Bobath; e reavaliação pela mesma escala citada anteriormente.

Resultados:

Ao realizar a análise estatística não foi observada diferença significativa no pré e pós-tratamento (t: -3.1705, p: 0,0504). Entretanto, nos resultados obtidos por meio da avaliação e reavaliação, foi observado que houve progressão das atividades dos lactentes, sendo o maior progresso obtido na postura prono. O lactente 4 foi o que obteve resultado mais satisfatório, em percentis, tanto na posição prona (evoluindo 9,5%), quanto no geral (evoluindo 22,4%).

Conclusão:

Os lactentes submetidos à intervenção com o Conceito Bobath obtiveram evolução no desenvolvimento motor, quando comparados antes e após terapia.

Palavras-chave:
Síndrome de Down; Distúrbios Motores; Estimulação Precoce; Lactente; Locomoção

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br