Acessibilidade / Reportar erro

Fisioterapia em obstetrícia pelos olhos das gestantes: um estudo qualitativo

Resumo

Introdução:

A fisioterapia em saúde da mulher é uma área que surgiu com o objetivo de promover e manter a saúde física e emocional do início ao final da gestação, exercendo um trabalho preventivo para os possíveis agravos que venham a ocorrer durante a gestação, parto e puerpério. O acesso ao conhecimento das gestantes sobre a atuação do fisioterapeuta na área de obstetrícia vem aumentando a cada dia e isso pode contribuir para uma procura por profissionais capacitados.

Objetivo:

Analisar a percepção das gestantes sobre a atuação da fisioterapia em obstetrícia.

Métodos:

Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, realizado no centro Materno Infantil, em Capanema, PR, configurado na forma de entrevista semiestruturada. Utilizou-se análise do conteúdo por meio do método de Bardin para categorizar os eixos temáticos.

Resultados:

Foram incluídas sete gestantes com idade entre 18 e 24 anos (57%), 23-32 semanas de gestação (42%), multigestas (71%), com ensino médio (42%) e renda de 1 a 3 salários mínimos (86%). Verificou-se que o contato com a fisioterapia é somente imaginável, porque nenhuma das participantes do estudo acessou esse desdobramento das políticas de saúde da mulher gestante. As gestantes afirmaram que o profissional de fisioterapia atua promovendo a diminuição da dor durante o trabalho de parto, porém não possuem conhecimento sobre como o fisioterapeuta atua no puerpério.

Conclusão:

Conclui-se que é necessário ampliar a informação sobre a atuação do fisioterapeuta durante o pré-natal, parto e pós-parto.

Palavras-chave:
Parto; Obstetrícia; Fisioterapia; Período pós-parto; Pré-natal.

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br