Acessibilidade / Reportar erro

Validação da versão brasileira de WHODAS 2.0 em pacientes em hemodiálise

Resumo

Introdução:

A doença renal crônica e a hemodiálise normalmente têm um impacto na funcionalidade.

Objetivo:

Validar a versão brasileira do World Health Organization Disability Assessment Schedule - WHODAS 2.0 em indivíduos com doença renal crônica em tratamento de hemodiálise.

Métodos:

A versão de 36 itens foi aplicada por entrevista em 51 indivíduos com doença renal crônica submetidos a tratamento de hemodiálise. Para verificar a aplicabilidade do instrumento, sua consistência interna e estabilidade teste-reteste foram estudadas. Para verificar a validade, a análise convergente/divergente foi realizada.

Resultados:

Os participantes responderam às perguntas do instrumento principal em dois momentos distintos no tempo, e do instrumento abreviado sobre Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde e do questionário Qualidade de Vida com Doença Renal - Short FormTM 1.3 uma vez cada u m. O coeficiente α de Cronbach foi apropriado em todos os domínios, exceto o domínio “Relações Interpessoais”. Os coeficientes teste-reteste estavam acima do valor recomendado (> 0,70). A análise de validade convergente e divergente também mostrou resultados consistentes pela avaliação dos coeficientes de correlação.

Conclusão:

O instrumento é válido e confiável. Este estudo apoia o uso do instrumento pela apresentação das suas propriedades psicométricas apropriadas. Sugerimos que alguns cuidados devem ser tomados especificamente nas questões sobre relações sexuais.

Palavras-chave:
Confiabilidade e Validade; Avaliação de Deficiência; Brasil

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br