Acessibilidade / Reportar erro

Fotobiomodulação e exercício fisíco na força, equilíbrio e funcionalidade de mulheres idosas

Resumo

Introdução:

O envelhecimento está associado a mudanças estruturais no tecido muscular, que levam à perda da independência funcional. A preservação da força muscular através do treinamento de força e, recentemente, da terapia laser de baixa intensidade (TLBI), têm alta significância clínica.

Objetivo:

investigar os efeitos da fotobiomodulação (808 nm, 100 mW, 35,7 W/cm2 e 7 J) associada a um programa de força muscular direcionado à força do músculo do quadríceps, equilíbrio e capacidade funcional de mulheres idosas.

Métodos:

35 mulheres saudáveis entre 60 e 70 anos de idade foram divididas em dois grupos: Grupo Placebo (n = 13) e Grupo Ativo (n = 14). O protocolo de exercício consistiu no exercício de flexão e extensão de joelhos seguido da aplicação da fotobiomodulação placebo ou ativa, 2 vezes por semana por 8 semanas consecutivas.

Resultados:

mostraram um aumento significativo no TC6 (p = 0,001), SPPB (p = 0,006) e 1-RM (p = 0,001) em ambos os grupos. O programa de treinamento de força associado a fotobiomodulação ativa promoveu um significativo aumento relativo à avaliação inicial, no índice de estabilidade medial/lateral direito (p = 0,007) e diminuição no Teste de Risco de Queda (p = 0,005).

Conclusão:

o treinamento de força produziu um significativo aumento da força muscular e da funcionalidade e, quando combinado com a fotobiomodulação, foi significativo em promover estabilidade postural e diminuição do risco de queda.

Palavras-chave:
Terapia laser; Envelhecimento; Treinamento de força; Equilíbrio postural

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br